Busco evidenciar a importância da Atenção Primária, ou seja, de um cuidado integral e de qualidade oferecido pelo SUS

- Mariângela Leal Cherchiglia

Mariângela Leal Cherchiglia

Para Mariângela Leal Cherchiglia, cursar Medicina foi a busca de uma profissionalização especializada, com possibilidades em diversos campos do conhecimento, desde a prática clinica até a pesquisa básica ou aplicada. Ao longo do curso, foi se interessando por áreas que apresentavam conexão com as questões sociais e econômicas, como a pediatria e a medicina social. “A prática do raciocínio clínico me despertou para a investigação científica: a pergunta, o diagnóstico, a prescrição e a reavaliação da resposta encontrada. A união dessas duas inquietações me levou à pesquisa no campo da saúde pública”, discorre.

Essa é a sua dedicação desde que recebeu o diploma de médica. E foi assim, como pesquisadora, que ela iniciou a sua história na Faculdade de Medicina da UFMG, quando passou a compor o quadro de colaboradores do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva (Nescon), órgão complementar da Instituição. “A pesquisa foi o que me levou a permanecer na Faculdade”, enfatiza.

+ ler tudo

Eu gosto muito da discussão política, de como construir uma sociedade mais justa. As desigualdades e a violência contra a mulher, contra os mais fracos sempre me incomodaram

+ ouça também

Anteriores