Alimentação até os seis meses

A alimentação é essencial para a saúde do indivíduo em especial no primeiro ano de vida. O leite materno é o alimento ideal para os bebês entre o nascimento e seis meses e não é necessário oferecer água, chás, sucos ou outros alimentos neste período. 

O leite materno, além de alimentar o bebê, tem vários fatores protetores contra agentes infecciosos, favorece o desenvolvimento dos dentes, da fala e da cognição. O aleitamento é parte importante na construção da relação afetiva entre mãe e filho.

O aleitamento oferece diversas vantagens tanto para a mãe quanto para o bebê. Amamentar reduz o risco de contrair câncer de mama e de ovário e de desenvolver diabetes tipo II, sendo o benefício para quem amamenta maior quanto mais duradouro for o aleitamento.

Assim, é importante lembrar que não existe “leite fraco”, o leite materno tem todos os nutrientes que seu bebê precisa até os seis meses de idade. Deve ser uma prática prazerosa, realizada de forma correta, sem gerar incômodos, como as **fissuras mamárias**. A suplementação alimentar ou a substituição do leite materno por fórmulas infantis só devem ser feitos segundo  orientação. 

Referências:

https://virtual.ufmg.br/20182/pluginfile.php/189291/mod_resource/content/1/Guia_prático_Aleitamento_Materno_SBP_2017.pdf

https://virtual.ufmg.br/20182/pluginfile.php/189293/mod_resource/content/1/Orientação%20nutricional%20infantil%20-%20ObservaPED.pdf