Tutoria

Programa

Clique aqui para ver o programa da disciplina.

Sobre

A Tutoria da Faculdade de Medicina da UFMG é um programa, inserido no currículo médico, de acolhimento e atenção ao aluno cujo objetivo mais geral é o acompanhamento sistemático da sua formação, colaborando no seu desenvolvimento técnico e emocional, de forma humanizada, procurando detectar dificuldades e problemas significativos neste processo de formação e providenciando apoio, encaminhamento e cuidados especializados quando necessário.

O Programa de Tutoria da Faculdade de Medicina da UFMG teve início a partir da demanda detectada de alunos que apresentavam problemas afetivos e sociais que interferiam em seu desenvolvimento acadêmico e interpessoal. Esta demanda foi reportada formalmente ao Colegiado da faculdade resultando na criação, no ano de 2001, do Programa da Tutoria. Configurado como espaço de reflexão em grupo, na Tutoria os alunos dispunham de acolhimento e orientação sobre temas e vivências do cotidiano acadêmico, inclusive as consideradas geradoras de estresse.

Utilizando 30 horas semestrais, o programa tem como objetivo o acompanhamento sistemático do aluno, colaborando no seu desenvolvimento técnico e emocional, de forma humanizada, ajudando-o em suas dificuldades mais simples, detectando dificuldades mais significativas e providenciando encaminhamentos adequados.

A metodologia consiste no trabalho em pequenos grupos, onde de 8 a 12 alunos são orientados por um professor-tutor, um cotutor e um ou mais tutores-júnior, que conduzem um encontro semanal com duas horas de duração. O cotutor é alguém que se prepara, com a vivência em grupo, para se tornar tutor e os tutores-júnior são estudantes que já passaram pela experiência da tutoria e já vivenciaram mais o curso médico.  Os tutores podem, também, disponibilizar entrevistas individuais ou em pequenos grupos, sempre que uma situação sugerir esta necessidade.

A diversidade de vínculo institucional e formação dos tutores é uma marca singular do programa que possui, em seu quadro de tutores, docentes da FM UFMG, servidores da UFMG e profissionais convidados com formações diversificadas na medicina, psicologia e demais formações psicoterapêuticas.

Atualmente a Tutoria está inserida no currículo médico como uma disciplina obrigatória do 2º período da graduação (MED066), como disciplina optativa,  com várias turmas, a partir do 3º período (Tutoria B/MED099),  como programa de treinamento de tutores estruturado a partir da cotutoria,  como programa de treinamento de tutores-júnior vinculado ao Programa de Monitoria de Graduação (PMG-PROGRAD),  e ainda, com realização, apoio e participação em eventos relacionados tanto à educação médica como à formação humanística dos alunos de medicina.

A Tutoria mantém também uma estreita interação com estruturas de apoio ao aluno da UFMG e, em especial, da Faculdade de Medicina como a FUMP (Fundação Universitária Mendes Pimentel), PROGRAD (Pró-reitoria de Graduação, NAPEM (Núcleo de Apoio Psicopedagógico ao Estudante da Faculdade de Medicina/UFMG), Escuta Acadêmica, Centro de Graduação e Colegiado da Faculdade de Medicina, Diretório Acadêmico Alfredo Balena, dentre outros.

O Programa de Tutoria da Faculdade de Medicina da UFMG é então uma importante atividade de integração entre os alunos com grande potencial de enriquecimento coletivo e individual e vem se tornando, cada vez mais, em uma eficiente alternativa para ajudar os estudantes a terem uma formação acadêmica mais equilibrada e amparada, fortalecendo vínculos entre professores e alunos e, com isso, trabalhando efetivamente fatores estressantes, angústias e dúvidas que surgem durante o curso.

Página Inicial

Voltar