Conheça o NAPEM

Criado oficialmente no ano de 2004, O Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes da Faculdade de Medicina (NAPEM) integra a estrutura organizacional da FM e constitui órgão de assessoramento da Diretoria para assuntos relativos a questões de ordem pedagógica e psicossocial que afetam individual ou coletivamente os estudantes da Faculdade de Medicina – UFMG.

O NAPEM tem por objetivo desenvolver atividades que abordem de forma direta ou indireta os problemas relacionais e as dificuldades emocionais encontradas pelos estudantes durante sua graduação. Além disso, entendendo que a prática em saúde implica em confrontos muito diretos com questões éticas, com o sofrimento humano e com as incertezas inerentes à clínica, o NAPEM busca abrir espaços coletivos para sua elaboração.

Para atingir seus objetivos, o NAPEM presta assistência psicológica e psiquiátrica aos estudantes da Faculdade de Medicina que a demandarem , participa ativamente das disciplinas obrigatória e optativa de tutoria do curso de medicina, promove debates, participa de eventos a convite de estudantes e professores, dialoga com os colegiados de curso e desenvolve atividades culturais como o MedCine. Para desenvolver essas atividades, conta com equipe de coordenação composta por professores e estudantes da Faculdade, juntamente com a equipe técnica que é constituída por psicólogos, psicoterapeutas, psiquiatras e um secretário. Conta com espaço próprio com quatro salas e uma secretaria no prédio da Faculdade.

Para procurar assistência, o estudante de qualquer dos três cursos de graduação da Faculdade de Medicina – Fonoaudiologia, Medicina e Tecnologia em Radiologia- deve dirigir-se à secretaria do NAPEM e preencher uma ficha de inscrição.

Secretaria do Napem

Lindomar Vieira de Araújo, técnico em Enfermagem

Local: Sala 39, andar térreo da Faculdade de Medicina
Telefone: 3409-9696

Horário de funcionamento: de segunda-feira à sexta-feira, de 9h às 12h e de 13h às 18h

A demanda por atendimento deve ser do próprio aluno e não depende de qualquer encaminhamento. O NAPEM não faz busca ativa. Os professores e os Colegiados dos cursos podem sugerir ao estudante que procure ajuda, mas isto em nada interfere no atendimento, seja em termos de priorização ou de sua obrigatoriedade.

O NAPEM não é um ambulatório e não dispõe de profissionais para atendimento de urgência. A identificação de pessoas em sofrimento mais grave torna o atendimento prioritário, mas ele é sempre programado. Com exceção dessas situações, o atendimento é pela ordem de inscrição.
A proposta é de atendimento psicoterapêutico breve, adequado a cada caso. Pessoas que demandem tratamento de longo prazo são orientadas a procurar os serviços de saúde disponíveis, seja na rede pública ou de saúde suplementar.
O atendimento pelo NAPEM é totalmente gratuito para o estudante. Estudantes encaminhados pelo NAPEM para atendimento por profissionais colaboradores, seja no próprio NAPEM ou fora da Faculdade, respeita o limite de atendimentos desses profissionais e tem garantida a gratuidade.

O NAPEM tem sido procurado por outras escolas médicas de Minas Gerais para orientar a criação de núcleos de apoio aos estudantes. Seus profissionais têm participado de fóruns locais, regionais, estaduais e nacionais de ensino, em que são abordados temas relativos à saúde mental de estudantes. Artigos e dissertações sobre o mesmo tema têm sido produzidos.

Na UFMG, participa da Rede de Saúde Mental. Sua estrutura tem servido de referência também para a criação de outros serviços de apoio aos estudantes no âmbito da UFMG.

O NAPEM não faz perícia médica e não fornece quaisquer informações para os Colegiados ou outros setores da Universidade, a não ser por demanda do próprio estudante atendido, como é o caso de atestados para trancamentos de matrícula a pedido do estudante.

COMISSÃO DE COORDENAÇÃO- Biênio 2017/2019

Coordenação
Maria Mônica Freitas Ribeiro – Professora Associada – Departamento de Clínica Médica

Sub-coordenação
– Andreia Maria Camargos Rocha – Professora Associada -Departamento de Propedêutica Complementar
– Emely Vieira Salazar – Psicóloga
– Gilmar Tadeu de Azevedo Fidelis – Psicólogo
– Marco Túlio de Aquino – Psiquiatra

Atualmente o NAPEM conta com os seguintes profissionais na sua equipe técnica efetiva:
Emely Vieira Salazar – Psicóloga
Gilmar Tadeu de Azevedo Fidelis – Psicólogo
Jordan Melo ( Psicólogo)
Lindomar (Secretário)
Marco Túlio de Aquino – Psiquiatra
Maria Aparecida Miranda da Silva – Psicóloga
Maria Bernadete de Carvalho – Professora– Psicanalista e Socióloga
Mônica Maria Oliveira Melo – Psiquiatra

Conta ainda com equipe de colaboradores abaixo:
Cristina Cypriano- Psicóloga
Gustavo Costa Goulart – Médico, especialista em psicanálise
Helian Nunes – Psiquiatra João Salvador – Médico, especialista em psicanálise
Luiz Carlos Molinari –Professor/ especialista em psicanálise
Michelle Ralil da Costa – Psicóloga Paulo Miranda – Professor aposentado – Psicanalista

Página Inicial

Voltar