Notícias Externas

Workshop discute prevenção e diagnóstico do câncer cervical


Publicado em: ExternasNotícias - 31 de julho de 2015

Com a proposta de discutir os métodos atuais para rastreamento do câncer de colo do útero, também denominado câncer cervical, e propor novas estratégias para prevenção e diagnóstico da doença, o Nupad promove, no dia 7 de agosto, na Faculdade de Medicina da UFMG, o Workshop “Atualização do rastreamento do câncer do colo uterino”. O evento é direcionado apenas para convidados, entre especialistas das áreas de ginecologia, citopatologia e biologia molecular.

O câncer de colo do útero tem como principal causa a infecção pelo vírus HPV (papiloma vírus humano) e fatores como o início precoce da atividade sexual, diversidade de parceiros e má higiene íntima, entre outros, podem facilitar a infecção. A infecção pelo HPV precede as lesões do câncer, mas pode ser detectada por meio de exames preventivos.

Vírus HPV (Ilustração -Design/TI Nupad).
Vírus HPV (Ilustração -Design/TI Nupad).

Segundo a coordenadora do Laboratório de Genética e Biologia Molecular do Nupad (LGBM), Dora Mendez, a proposta do workshop é apresentar e debater metodologias mais modernas para o rastreamento do câncer cervical. “Essas metodologias são a detecção de HPV de alto risco, que faz a tipagem do vírus por meio da técnica chamada PCR em tempo real, e a citologia em base líquida, cada vez mais utilizada no diagnóstico citológico”, explica.

O evento contará com a presença do convidado internacional Donald Williams, professor da Universidade Nacional do México e pós graduado em citopatologia. O médico norte americano, especialista em câncer de colo do útero e vírus HPV, irá apresentar uma revisão dos métodos atuais sobre citologia em meio líquido.

O workshop irá abordar também a contextualização do projeto de rastreamento e vigilância do câncer de colo uterino, a epidemiologia do HPV e impacto no Brasil e no mundo, a frequência da lesão e infecção pelo HPV em Minas Gerais e o diagnóstico do HPV na atualidade e tipos de testes no acompanhamento das pacientes. Entre os palestrantes estão os professores da Faculdade de Medicina da UFMG, José Nelio Januário (Departamento de Clínica Médica – Diretor do Nupad) e Agnaldo Lopes da Silva (Departamento de Ginecologia e Obstetrícia); da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, Benito Vitorio Ceccato; e a doutora em Biologia Molecular e Genética pela Universidade de São Paulo, Martha Cozzo.

Treinamento

Nos dias que antecedem o workshop, a equipe do LGBM do Nupad, sob a coordenação de Donald Williams e representantes do laboratório Abbott, passará por um treinamento para executar os dois novos métodos, HPV de alto risco e citologia líquida. A expectativa é que, após o evento, o Nupad possa realizar um projeto de pesquisa para realização da nova metodologia e avaliação dos resultados. A intenção é, ainda, constituir uma equipe multidisciplinar para a abordagem da prevenção do câncer de colo uterino.

O workshop conta com o apoio da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e com o patrocínio dos laboratórios Abbott e Citogens.

Mais informações no Serviço de Apoio a Treinamentos e Eventos do Nupad (Sate), no telefone: (31) 3244-6444.

Redação: Nupad/FM-UFMG

    Contador de visitas: 386 visualizações

    Veja também: