Notícias Externas

Você costuma segurar xixi? Entenda os riscos desse hábito


Publicado em: ExternasNotícias - 15 de março de 2019

Hábito pode provocar infecções urinárias, principalmente em mulheres. Imagem: Freepik

No ônibus, durante uma reunião de trabalho ou na cena mais importante do filme, quando vem a vontade de fazer xixi, é comum segurar um pouco, até que essas atividades terminem ou que se encontre um lugar adequado. Mas, em qualquer situação, esse hábito pode ser prejudicial à saúde, principalmente das mulheres. Isso porque ficar com a urina parada aumenta a chance de infecções e de formação de cálculo renal.

De acordo com a professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG, Lilian Martins Oliveira Diniz, é possível fazer uma analogia com as águas de um rio: “o que é melhor, uma cachoeira com água corrente ou uma lagoa com água parada”?, indaga. Assim como em locais com água parada, quando a urina fica acumula na bexiga por muito tempo, pode reter microorganismos que conseguem se proliferar mais facilmente. As bactérias em excesso no sistema urinário e que podem resultar em infecções, normalmente, vivem no intestino e acabam entrando na bexiga através da uretra.

“É claro que tem gente que segura urina e não acontece nada, mas aumento o risco e, por isso, é um hábito que deve ser evitado”, alerta a professora. Dor ou ardência ao urinar e vontade mais frequente de ir ao banheiro podem ser sinais de infecção. Quando não tratada, a infecção evolui para quadros mais graves. “O tratamento é a base de antibióticos. Quando não se tem o tratamento correto, pode atingir o rim e levar a infecções sistêmicas”, explica a professora. Nesses casos, os sintomas mudam, com possibilidade de aparecer febre alta, dor na região lombar, vômitos e mal estar.

Por questões anatômicas, as mulheres têm infecções urinárias mais facilmente, devido ao tamanho da ureta, que é mais curta e mais próxima em relação ao ânus e à vagina. Por isso, a recomendação é praticar hábitos como beber a quantidade diária necessária de água. Assim, a vontade de ir ao banheiro aparece com uma constância de 2 a 3 horas, o que mantém a limpeza da bexiga.

Pedra nos rins

Segurar a urina também pode provocar a formação de pedras nos rins. Isso porque o xixi acumulado pode fazer com que os elementos que seriam eliminados se sedimentem. Por isso, se hidratar bem também é importante para prevenir a formação de cálculos renais, uma vez que aumenta a probabilidade de cristais ou formações sólidas se acumularem.

    Contador de visitas: 230 visualizações

    Veja também: