Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Você conhece estes objetos?


Publicado em: Notícias - 8 de junho de 2009

O Centro de Memória da Medicina (Cememor) passa por um projeto de revitalização. Todo seu espaço será reestruturado. E como parte deste processo, o acervo guardado no centro também está sendo reorganizado, identificado e catalogado.

Vários objetos não puderam ser identificados. O Cememor conta com a ajuda de todos para identificar os objetos não encontrados nas pesquisas. Clique aqui e veja a galeria de fotos. Caso você identifique algum desses instrumentos, entre em contato pelo telefone 3409 9106 ou envie um email para cememor@medicina.ufmg.br.

Daniel da Silveira Rocha, historiador do Cememor que trabalha na identificação do acervo explica que isso é feito por meio de catálogos, pesquisas na internet e ajuda de colaboradores como médicos e professores da Faculdade que contribuem com o trabalho.

“Utilizamos catálogos em várias línguas, por isso, como apoio ao trabalho consultamos dicionários. Procuramos sempre fazer uma identificação idêntica a encontrada nos catálogos. Mas quando isso não possível, fazemos uma identificação mais genérica”, explica Daniel.

Esse trabalho tem grande importância para desenvolver as melhores estratégias de conservação do acervo. “Historicamente é interessante identificar esses objetos porque ajuda a pensar sobre a transformação da atividade,ética ao longo do tempo”, diz Daniel.

Redação: Maíra Lobato – Jornalista

    Contador de visitas: 798 visualizações

    Veja também: