Visita do Ministério da Educação à Faculdade tem data alterada

Publicado em: InstitucionaisInternas - 24 de novembro de 2017

Comissão visitará Faculdade para renovação do reconhecimento do curso de Medicina da UFMG

Foto: Bruna Carvalho.

A Faculdade de Medicina da UFMG recebe, de 11 a 13 de dezembro, uma comissão do Ministério da Educação (MEC) para avaliação do curso de graduação de Medicina. A visita, inicialmente, seria entre os dias 3 e 6.

De acordo com a coordenadora do Colegiado do curso, Taciana de Figueiredo Soares, serão avaliadas as condições do ensino, do corpo docente, das instalações físicas, e do projeto pedagógico.

Segundo a professora, a Diretoria da Faculdade de Medicina já indicou a constituição de uma comissão para a visita, que trabalha agora para atender às metas do planejamento estratégico para a visita. “Antes mesmo de a visita ter sido agendada, já começamos a nos reunir para sensibilização de todo o grupo de trabalhadores da Faculdade, e do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), que recebe as aulas do ciclo básico do curso”, conta.

A partir das reuniões e definições, providências já estão sendo tomadas para atender à equipe do Ministério.  “Já estamos recebendo parte dos documentos solicitados. Entretanto, ainda temos muito a buscar. Por isso, é fundamental a participação de todos os membros da comunidade envolvidos com o curso de Medicina”, reforça a coordenadora do Colegiado.

Como ajudar?
Segundo a professora Taciana, no que se refere à compilação das evidências documentais, a mobilização e a resposta dos setores envolvidos têm sido boas. “Estamos no meio do processo. É preciso respeitar os prazos aplicados para a entrega dos documentos à Comissão para não comprometer o andamento dos trabalhos”, enfatiza.

Dessa forma, a professora indica como cada um pode ajudar no trabalho. Os docentes, por exemplo, devem atualizar os currículos Lattes e organizar documentos comprobatórios de titulação e publicações. “Os servidores estão sendo convocados a rever os processos dos seus setores e a organizá-los. Essa tarefa é fundamental para demonstrar que todos nós estamos trabalhando para cumprir o que é determinado no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)”, justifica a professora.

Ela lembra ainda que, na ocasião da visita, os alunos serão consultados pelos avaliadores a opinarem sobre as condições da Faculdade. “Contamos com a participação e o empenho de todos na busca pelo conceito 5”, conclui Taciana.

Saiba mais sobre a avaliação do MEC na entrevista com a professora Taciana Soares.