O número de acidentes de trânsito no Brasil impressiona. Segundo dados do Ministério da Saúde, nos últimos oitos anos houve um aumento de 24% no número de tragédias nas ruas, avenidas e estradas do país. Somente em 2010, foram mais de 40 mil mortes e 145 mil feridos, que custaram ao Estado R$190 milhões. Já considerado um caso de saúde pública, esse problema será abordado pelo programa Saúde com Ciência, que reapresenta a série “Trânsito: Acidente ou Violência?”, entre os dias 7 e 11 de novembro.

Os professores Elza Melo e João Rezende abordam o assunto de várias formas. Ambos destacam a importância da ampliação do sentimento de cidadania na sociedade para o adequado enfrentamento do problema. Eles também chamam a atenção para a necessidade de se respeitar as leis de trânsito com motivos que vão muito além das multas.  E apresentam sugestões que podem ajudar a prevenir e a reduzir o que eles classificam como sendo ‘violência semelhante a guerras’.

O tema também foi abordado durante o 2º Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG, dentro do eixo Saúde Urbana, realizado na primeira semana de novembro em Belo Horizonte pela Faculdade de Medicina da UFMG.

Tema da Semana

Confira a programação da edição “Trânsito: Acidente ou Violência?”:

Trânsito e Violência. Segunda–feira (07/11/2011)

Comportamentos. Terça–feira (08/11/2011)

Traumas Físicos. Quarta–feira (09/11/2011)

Motoboy. Quinta–feira (10/11/2011)

Como solucionar? Sexta-feira (11/11/2011)

Sobre o programa de rádio

O Saúde com Ciência é desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde.

O programa é veiculado em vinte emissoras de rádio. Também é possível conferir as edições pelo site do Saúde com Ciência.

 

    Contador de visitas: 377 visualizações

    Veja também: