Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Um vídeo apresentado pelo professor do Departamento de Oftalmologia da Faculdade de Medicina, Nassim Calixto, discípulo de Hilton Rocha (1911-1993), foi um dos pontos altos da sessão solene em homenagem ao centenário de nascimento de um dos maiores oftalmologistas do país. Foi o que relatou um dos participantes da mesa de honra da solenidade, realizada na sede da Associação Médica de Minas Gerais, o professor José Carlos Serufo. “Vê-lo [Hilton Rocha] vibrante, no vídeo, dizendo que ele e sua equipe conseguiram, em um dia, examinar 900 crianças, foi muito bom”, avaliou Serufo.

A mesa de honra da sessão solene foi composta pelos médicos Jairo Carvalhaes, Lincoln Lopes Ferreira, Geraldo Caldeira, Nicomedes Ferreira Filho, Francisco Penna e José Carlos Serufo. Foto: Venceslau Legat

O evento comemorativo do Centenário do Professor Hilton Rocha, que aconteceu nessa terça-feira, 13 de dezembro, possibilitou aos participantes lembrar os grandes feitos do oftalmologista para a Medicina. “Hilton Rocha foi um divisor de águas na consolidação dos conselhos regionais de medicina”, relembra  Serufo.

Na oportunidade, o Secretário Geral da Academia Mineira de Medicina, Nicomedes Ferreira Filho, propôs a criação do Memorial Hilton Rocha, que reuniria algumas das comendas e pertences pessoais do médico.

 

A homenagem foi uma iniciativa da comissão formada pela Academia Mineira de Medicina em parceria com a Faculdade de Medicina da UFMG e seu Centro de Memória, da Associação Médica de Minas Gerais e dos familiares de professor Hilton Rocha.

 

 

    Contador de visitas: 268 visualizações

    Veja também: