Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Verão: abuse do filtro solar


Publicado em: Notícias - 6 de Janeiro de 2011

Reprodução

Um famoso texto que circula pela internet aconselha: “usem filtro solar”. Com a chegada do verão, médicos e profissionais da saúde intensificam o alerta, mas insistem, principalmente, no uso correto do filtro solar.

Segundo especialistas, mais importante que escolher um fator de proteção alto é renovar a loção no corpo ao longo do dia. “Quando você usa filtro abaixo de 15 não há proteção adequada. O mínimo que se usa é 15, que já vai dar 92% de proteção. De 15 a 30, 95%, e acima disso, 97%. Mas o fundamental é passar várias vezes ao dia e uma camada mais generosa”, afirma o dermatologista e professor do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Antônio Carlos Guedes. Rosto e braços, sempre mais expostos ao Sol, devem merecer atenção especial.

Outro cuidado que começa antes mesmo do bronzeamento é na escolha do tipo de filtro solar a ser usado. “Dê preferência aos filtros que você já encontra pronto, porque os manipulados têm controle de qualidade muito ruim. À médio prazo, eles já perdem o fator de proteção”.

O produto, segundo o professor, também não deve ser usado apenas por quem está estendido na areia, tomando Sol. “Se você for andar no calçadão, também deve estar protegido”, alerta. Também é aconselhável usar bonés e evitar exposição ao Sol no horário de 10 às 16 horas.

Receitas perigosas para o verão

O hospital Pronto-Socorro João XXIII, referência internacional no tratamento de queimados, registra casos dramáticos de pessoas que sofreram graves lesões no corpo depois do uso de receitas caseiras para um bronzeado rápido.  “Tivemos há um tempo em Belo Horizonte o caso de cinco moças que fizeram um bronzeador a base de folha de figo. Houve morte e algumas tiveram cicatrizes indeléveis para o resto da vida”, relata o professor Antônio Carlos Guedes.

Segundo ele, mesmo em caso de produtos comprados na farmácia, é fundamental seguir a recomendação da bula. “O ideal é que, ao tomar Sol, a única preocupação seja com o uso do protetor solar. Mas é claro, se você quer usar água oxigenada para clarear o cabelo, deve seguir a recomendação da bula”, conclui.

    Contador de visitas: 376 visualizações

    Veja também: