Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Usuários do SUS podem imprimir resultado do teste do pezinho


Publicado em: ExternasNotícias - 17 de Abril de 2017

A partir de agora, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem acessar, pelo portal do Nupad, os resultados dos exames de triagem neonatal (teste do pezinho) e pré-natal para toxoplasmose realizados nas unidades básicas de saúde (UBS) de Minas Gerais. O acesso e impressão poderão ser feitos individualmente, por meio de usuário e senha, conforme instruções fornecidas pelas UBS.

Para o coordenador do Setor de Monitoramento do Cuidado do Nupad (SMC), Marcos Lopes, o recurso permite também agilizar o acompanhamento das famílias pelo município, uma vez que os usuários poderão buscar as unidades de saúde mais rapidamente a partir do acesso aos resultados. “A estratégia possibilita acelerar o processo de coleta de novas amostras, diagnóstico e início de tratamento, quando necessário, e auxilia também as unidades na impressão dos resultados”, afirma.

Prazo e dúvida

Os resultados estarão disponíveis para acesso eletrônico em até 48h após a chegada das amostras dos municípios aos laboratórios do Nupad, localizados na Faculdade de Medicina da UFMG, em Belo Horizonte.

“Em caso de dúvida relativa aos resultados, o usuário deve se informar na UBS em que realizou o exame”, orienta Marcos.

Mais informações no SMC pelo telefone: (31) 3409-8900.

    Contador de visitas: 445 visualizações

    Veja também: