Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Uso excessivo do celular pode causar problemas na coluna


Publicado em: ExternasSaúde - 16 de setembro de 2015

A posição comum de quem lê em celular e tablets traz alguns desconfortos conforme o tempo e o ângulo utilizado

546223e971daa

Text Neck é a posição da inclinação da cabeça e coluna para a leitura nos dispositivos eletrônicos que pode causar alguns problemas de saúde. Foto: Reprodução

Cada vez mais presente na rotina das pessoas, os celulares ou tablets são ferramentas que as auxiliam, tanto no trabalho, quanto no entretenimento. As leituras constantes feitas nestes aparelhos faz com que o leitor adquira uma postura automática que, de acordo com seu tempo de duração e a intensidade da inclinação, pode causar alguns problemas.  A text neck, como é conhecida esta posição da inclinação da cabeça e coluna para a leitura nestes dispositivos, pode se tornar uma preocupação mundial da era da tecnologia, segundo especialistas, por afetar uma significativa e crescente parcela da população.

“O uso do celular faz com que a pessoa tenda a inclinar a cabeça e o pescoço para frente. Essa inclinação mantida por várias horas ao longo do dia e por muito tempo pode causar uma série de desconfortos.  Dor no pescoço, dor de cabeça e dor nas costas são os principais”, comenta o ortopedista Jefferson Leal, professor do Departamento do Aparelho Locomotor da Faculdade de Medicina da UFMG.

De acordo com Leal, a inclinação da cabeça para frente é natural, fisiológica e inofensiva nas situações do dia a dia  que não exige mais que alguns segundos na posição. Mas, para cada grau de inclinação da cabeça para frente na posição em pé, a pressão no interior dos discos da coluna do pescoço aumenta.Com 15 graus de inclinação para frente, a pressão no interior do disco quase triplica. Com 60 graus, a pressão aumenta seis vezes”, explica. “Agora, dê uma olhada a sua volta e veja quantas pessoas usando o celular em pé e com o pescoço inclinado para frente. Imagine essa pressão sobre o pescoço por várias horas e por muitos anos. Alguns estudos sugerem que essa má postura pode ser causa do envelhecimento precoce do disco intervertebral”, completa.

Além das complicações como dores de cabeça e na coluna, este tipo de posição pode também causar degeneração precoce do disco intervertebral. “A má postura pode ainda reduzir a capacidade pulmonar e mais raramente estar relacionados à depressão, doenças cardíacas e oftalmológicas”, relata o ortopedista.

Como forma de prevenção ou alívio nestes problemas, Jefferson Leal recomenda movimentar a cabeça e pescoço várias vezes ao dia e fortalecer os músculos do pescoço forçando a cabeça contra sua resistência usando as próprias mãos, tanto para frente como para trás.  Além disso, ficar de pé junto a uma parede com os braços estendidos e empurrar o peito para frente para fortalecer “os músculos da boa postura”. Ele também indica olhar para o celular mais com os olhos do que com cabeça.

Segundo o professor, quando os sintomas tornam-se persistentes e não aliviam com a redução do uso do celular ou da adoção destas atitudes corretas pode significar gravidade, sendo recomendado procurar um médico.

    Contador de visitas: 1.077 visualizações

    Veja também: