Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

Uso de álcool e cannabis em palestra internacional


Publicado em: AgendaInternas - 20 de junho de 2017

Clique para ampliar.

O psicólogo David M. Lovinger estará na Escola de Engenharia, no campus Pampulha da UFMG, no próximo dia 4 de julho, a partir das 9h, para a Grande Conferência “Investigação integrativa dos mecanismos neurais do uso habitual de álcool e cannabis”.

A conferência será em inglês com tradução simultânea para o português. Haverá emissão de declaração de comparecimento aos que solicitarem. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas pelo formulário online.

Lovinger é investigador sênior e Chefe do Laboratório de Neurociência Integrativa do National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA), dos Estados Unidos, e participará como catedrático do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares da UFMG (Ieat), como parte do programa Cátedras.

Durante os sete dias da visita, Lovinger visitará Laboratórios e Centros de Pesquisa ligados ao Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB) e promoverá curso sobre a neurobiologia do uso de drogas, já com vagas esgotadas, além de visitas a outras instituições mineiras.

Comportamento, drogas e neurociência
O pesquisador falará de comportamentos que levam ao uso prolongado e excessivo de drogas, incluindo ciclos de abstenção e recaídas. De acordo com ele, o Laboratório do NIAAA está examinando os efeitos do álcool e do canabinóide em moléculas, células, circuitos e comportamento em modelos de camundongos e primatas não humanos, em um esforço para entender os mecanismos que impulsionam o uso habitual de drogas.

As mudanças induzidas pelo álcool e pela cannabis nos circuitos sensório-motor e os papéis conhecidos e potenciais dessas ações de álcool e cannabis na intoxicação, uso habitual de drogas e uso excessivo de drogas após a abstenção/recaída serão descritos.

Redação: com Divulgação do Ieat

    Contador de visitas: 179 visualizações

    Veja também: