Instituições intercambiam conhecimentos na produção de recursos educacionais para rede Universidade Aberta do SUS

Discutir condições políticas e pedagógicas dos cursos de especialização a distância oferecidos pela rede Una-SUS – da qual a UFMG faz parte – e fomentar parcerias na produção de recursos e compartilhamento de conteúdos educacionais foram alguns dos objetivos de encontro que se encerra hoje na Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Com a participação da UFMG, UFMA e Una-SUS, o encontro buscou integrar as instituições, fomentando a troca de experiências vivenciadas na operacionalização dos cursos e em atividades e acessibilidade dos repositórios bibliográficos de outras instituições participantes da rede Una-SUS.

Na ocasião, o professor Edison José Corrêa Corrêa apresentou a experiência do Curso de Especialização em Atenção Básica em Saúde da Família (CEABSF), oferecido pelo Nescon www.medicina.ufmg.br/nescon. “O curso é uma experiência inovadora de formação em larga escala – oferecemos em dois anos, 1.200 vagas – com uma metodologia de formação em serviço, baseada na educação a distância, para evitar que o profissional precise deixar o trabalho a fim de se aperfeiçoar”, ressaltou.

Ele destacou também a importância da integração e interdisciplinaridade para o sucesso na formação dos trabalhadores do SUS.  “O projeto exige trocas de experiências vivenciadas em cada unidade da Una-SUS e a integração entre as áreas da saúde, educação, tecnologia e comunicação para sua eficácia” afirmou o professor.

Pioneirismo na formação
A UFMG é uma das instituições pioneiras na capacitação de profissionais de saúde no Brasil. Uma das principais iniciativas da Universidade tem relação direta com a Estratégia de Saúde da Família. O CEABSF é direcionado a médicos, dentistas e enfermeiros que atuam nos municípios.  Trata-se de uma pós-graduação lato sensu, na modalidade a distância, com tutoria local em cidades-pólo, além de suporte técnico e científico do Nescon em Belo Horizonte.

Atualmente os pólos funcionam em Araçuaí, Campos Gerais, Conselheiro Lafaiete, Corinto, Formiga, Governador Valadares, Santa Luzia, Teófilo Otoni e Uberaba e são estudadas possibilidades de ampliação para outras cidades brasileiras.

Entenda a Una-SUS
Inspirada em experiências desenvolvidas pela UFMG, a Una-SUS  é uma iniciativa do Ministério da Saúde, coordenada pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – SGTES, o qual fornece condições para o funcionamento de uma rede colaborativa de instituições de ensino superior, serviços de saúde e gestão do SUS. O principal  objetivo é promover a qualificação em serviço dos trabalhadores da saúde de todo o país.

Redação: com Comunicação Nescon e Comunicação Una-SUS/UFMA
(31) 3409 9790 comunicacao@nescon.medicina.ufmg.br

    Contador de visitas: 104 visualizações

    Veja também: