Notícias Externas

Unidades se reúnem para debater a extensão no campus Saúde


Publicado em: ExternasNotícias - 24 de agosto de 2016

Seminário contou com a presença de representantes da Faculdade de Medicina, Escola de Enfermagem, Hospital das Clínicas e da Pró-reitoria de Extensão da UFMG

Na tarde desta quarta-feira, 24 de agosto, foi realizado, no Hospital das Clínicas da UFMG, o 1º Seminário de Extensão do Campus Saúde. O evento reuniu professores, alunos e servidores envolvidos em projetos de extensão para um debate sobre as experiências e desafios da área da Saúde.

IMG_1092

Pró-reitora de extensão da UFMG, Benigna Maria de Oliveira. Foto: Carol Morena

A pró-reitora de extensão da UFMG, Benigna Maria de Oliveira, deu início ao evento falando da importância de promover um seminário para discutir o tema. “Esse evento, além de discutir as questões da extensão, é importante por estar em uma unidade que agrega toda a área da Saúde. São, atualmente, duas mil ações junto ao sistema de extensão, sendo mais de 30% relacionadas a essa área”, explicou.

Em seguida, a coordenadora do Centro de Extensão (Cenex) da Faculdade de Medicina da UFMG, Eleonora Fagundes, explicou que, com o crescimento do número de atividades, é fundamental propor um momento de discussão e reflexão sobre estas experiências. “Desde que entrei aqui, como aluna, sempre ouvi que a área da saúde é, por natureza, uma área da extensão. Com esse crescimento, a gente percebe que essas iniciativas têm sido cada vez mais valorizadas”, contou. “Então este é um momento privilegiado pra que possamos pensar o que vem sendo feito, trocar experiências para que os desafios sejam superados e fortalecer os laços entre as instituições”, concluiu.

IMG_1073

Mesa de honra do 1º Seminário de extensão do Campus Saúde. Foto: Carol Morena

Compuseram a mesa de abertura, ainda, o vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto Alves; a diretora da Escola de Enfermagem da UFMG, Eliane Guimarães; a superintendente do Hospital das Clínicas, Luciana de Gouvêa; e o gerente de ensino e pesquisa do Hospital das Clínicas, Alexandre Rodrigues. Todos se manifestaram sobre o papel de destaque da extensão para a formação em saúde.

As atividades do Seminário tiveram prosseguimento com palestras sobre a Política Nacional de Extensão Universitária e as diretrizes nacionais, proferida pela pró-reitora; e a extensão na área da Saúde, diretrizes e a realidade, proferida pelo diretor de fomento à extensão, Flávio Mattos. Além disso, foram apresentadas as experiências exitosas de extensão no Campus Saúde.

    Contador de visitas: 379 visualizações

    Veja também: