Últimos dias para inscrições para revalidação de diplomas

Publicado em: AgendaExternas - 13 de Maio de 2015

Os interessados em participar da Revalidação de Diplomas de Graduação têm até as 23h59 de 19 de maio de 2015 para realizar a inscrição. O formulário completo de inscrição está disponível online pelo site da Pró-Reitoria de Graduação da UFMG (Prograd).

Para o curso de Medicina, a taxa será de R$ 1.330,15 e o valor deve ser pago até 20 de maio de 2015. A documentação solicitada no edital deve ser enviada à UFMG no período de 20 a 26 de maio de 2015 (data do carimbo dos correios), por meio dos serviços de encomenda expressa (Sedex – Brasil).

Em 2014, a Revalidação do Diploma Médico Estrangeiro contou com 859 inscritos, sendo 145 aprovados na prova teórica e 121 aprovados na prova prática (14% do total). Para revalidar o diploma obtido no estrangeiro, os médicos precisam realizar provas de conhecimentos gerais nas áreas de clínica médica, pediatria, cirurgia, tocoginecologia e saúde pública. Já na parte prática, a prova de habilidades médicas abrange quatro áreas: clínica médica, ginecologia e obstetrícia, cirurgia e pediatria.

Segundo o presidente da Comissão Permanente de Diploma Médico Obtido no Estrangeiro (CPRDM), professor André Cabral, “há décadas a UFMG tem um processo legítimo e respeitado de revalidação, sempre buscando aprimorar os processos de inscrição e seleção, exigindo que o candidato esteja realmente apto a exercer a profissão”. Ele conta ainda que há todo um cuidado em propor questões que sejam bastante relevantes na prática médica, e que todas elas sejam tecnicamente referenciadas de modo que a prova atenda aos critérios de fidedignidade, validade e relevância social.

Perfil
No ano passado houve inscritos de 26 países, sendo que a maior parte obteve o diploma na Bolívia (50,41%), seguido por Cuba (14,78%). Entre os aprovados na Prova Teórica, 38,62% obtiveram o diploma na Bolívia e 17,93% no Paraguai. Entre os aprovados na Prova Prática, 39,67% obtiveram o diploma na Bolívia e 18,18% no Paraguai.

A revalidação da UFMG é procurada por médicos residentes em todos os estados do Brasil. O estado de São Paulo apresentou o maior número de inscritos (26,89%), seguido pelos estados de Mato Grosso do Sul (9,43%) e do Paraná (7,33%). O estado de Minas Gerais aparece na 4ª posição com 6,87% do total de inscritos.