Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


UFMG vai adotar processos seletivos semestrais


Publicado em: Notícias - 18 de dezembro de 2013

A partir de 2014, a UFMG adotará dois processos seletivos distintos, ambos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu): um no primeiro e outro no segundo semestre. A decisão, aprovada em reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) no início de dezembro, foi divulgada hoje pela pró-reitora de graduação, professora Antônia Vitória Soares Aranha.

No SiSU 1/2014, os candidatos concorrem a 3.295 vagas em Belo Horizonte e 240 em Montes Claros. No Sisu 2/2014, são ofertadas 2.714 vagas em Belo Horizonte. Para concorrer a qualquer das entradas, os interessados precisam ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio – Enem 2013.

O edital e sua retificação, que adiciona as informações sobre os dois Sisu, devem ser publicados ainda nesta semana. Estudantes não classificados no primeiro semestre podem se inscrever novamente no meio do ano para ter acesso às vagas do segundo semestre.

A pró-reitora mencionou três razões que orientaram a decisão do Conselho. A primeira é tornar a UFMG uma universidade mais competitiva, com um processo seletivo de porte nacional. A segunda é facilitar o registro acadêmico e diminuir o número de chamadas em cada uma das entradas semestrais. A terceira é promover a mobilidade acadêmica e entrada de estudantes de outros estados, cujo acesso à Universidade hoje chega a 14%.

(Centro de Comunicação da UFMG)

    Contador de visitas: 301 visualizações

    Veja também: