Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


UFMG publica livro de urgência pré-hospitalar


Publicado em: Notícias - 23 de junho de 2009

A rede pública de saúde de Belo Horizonte ganha um importante aliado no atendimento pré-hospitalar. Como parte de um projeto desenvolvido no Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), a Faculdade de Medicina da UFMG publicou o livro “Urgência e Emergência Pré-hospitalar”.

“A obra vem suprir uma lacuna existente na literatura”, garantem os organizadores, Maria do Carmo Barros de Melo, Tarcizo Afonso Nunes e Carolina Trancoso de Almeida.

“O objetivo principal é melhorar a assistência aos pacientes gravemente enfermos e, assim, propiciar a redução da mortalidade e das sequelas”, explica a apresentação da obra. O conteúdo é voltado aos profissionais de saúde que atuam na fase pré-hospitalar do atendimento de urgência.

O projeto desenvolvido pelo Cetes é uma parceria entre a Faculdade de Medicina e a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Belo Horizonte e tem como finalidade o treinamento de médicos e enfermeiros na rede pública municipal de saúde.

Também fazem parte desta iniciativa: um curso que já está em andamento para capacitar 1000 profissionais de saúde pública, o treinamento destes profissionais em manequins no Laboratório de Simulação da Faculdade e um livro de bolso com as principais condutas em urgência.

A Faculdade de Medicina imprimiu um número extra de exemplares do livro para disponibilizá-los gratuitamente para os professores das disciplinas que atuam junto a rede pública de saúde e na biblioteca para os alunos que cursam a disciplina de Medicina de Urgência. Além disso, serão sorteados vários exemplares para os alunos que participarem da avaliação discente.

Redação: Maíra Lobato – Jornalista

    Contador de visitas: 336 visualizações

    Veja também: