Film İzle | karımı gördünüz mü izle
UFMG põe no ar primeiro portal de análise de notícias sobre saúde no Brasil – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Internas

UFMG põe no ar primeiro portal de análise de notícias sobre saúde no Brasil


Publicado em: InternasNotícias - 14 de agosto de 2017

Está no ar o primeiro portal acadêmico de avaliação de notícias sobre saúde no Brasil. O site integra o projeto Media Doctor, do Centro Colaborador do SUS – Avaliação de Tecnologias & Excelência em Saúde (CCATES), da UFMG, em parceria com a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec).

Preocupados com a qualidade da informação em saúde oferecida à população brasileira, os pesquisadores adotaram a metodologia Media Doctor, implantada em países como Austrália, Estados Unidos, Canadá e Japão. O objetivo é analisar as notícias sobre saúde publicadas em jornais, revistas e portais online. Os pesquisadores examinam critérios científicos como indicação, benefícios, segurança, custo, alternativas, novidade tecnológica em saúde e independência da informação.

Além das avaliações por profissionais de saúde, o portal Media Doctor tem as seções Olhar do jornalista, com a percepção de profissionais da imprensa sobre o conteúdo, segundo critérios de noticiabilidade, e Bula, que funcionará como fonte segura de informações para os jornalistas, oferecendo definições científicas de doenças, tratamentos e medicamentos.

O portal Media Doctor Brasil também fará monitoramento das avaliações, por meio do Scanner saúde, espécie de raio-X das reportagens avaliadas pelos pesquisadores, provendo dados como percentual das que receberam cinco estrelas e temas mais publicados em jornais, revistas e portais de notícia do país.

O projeto é coordenado pelo professor Augusto Guerra, do Departamento de Farmácia Social, e financiado pelo Ministério da Saúde.

Leia mais em matérias publicadas pelo Boletim UFMG: Com a lupa na mídia e Informação ou marketing?

Assista ao vídeo produzido pelo CCATES.

 

Redação: Cedecom/UFMG

    Contador de visitas: 248 visualizações

    Veja também: