Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


logo-agora.png

Por meio do Programa Ágora, na modalidade Educação a Distância, a expectativa é capacitar quase 1.500 equipes de Saúde da Família no Ceará

.

Representantes do Núcleo de Educação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da UFMG, Nescon e da Cátedra da UNESCO de Educação a Distância, se reuniram com o Pró-Reitor de Extensão da Universidade Federal do Ceará (UFC), professor Henry Campos, para viabilizar parcerias no oferecimento do Curso de Especialização em Saúde da Família (Cesf) aos profissionais das equipes daquele estado.

Além da UFC, a parceria envolve as secretarias Municipal e Estadual de Saúde e a Escola de Saúde Pública do Ceará, Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Telessaúde.

Entre os principais assuntos, a escolha dos municípios a serem selecionados como Pólos Municipais de Apoio Presencial à Educação Superior e, considerando as novas diretrizes da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (Portaria GM/MS nº 1996/2007), também foi discutida a articulação com o Colegiado de Gestão Regional para integração com o Plano Estadual de Educação Permanente.

O Cesf, oferecido por meio do Programa Ágora de Educação a Distância (EAD), é voltado para médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas de equipes de saúde da família.

Segundo o vice-coordenador do Nescon, professor Edison Corrêa, “o projeto levará em consideração a oferta interdisciplinar e a oferta em larga escala, sendo que a metodologia de ensino a distância incluirá aulas presenciais no Ceará”, explicou.

A reunião resultou na articulação de um grupo de trabalho que vai elaborar um plano de desencadeamento de ações e ainda um encontro presencial que acontecerá em Belo Horizonte no início do próximo ano.

No Ceará, existem 1.496 equipes de Saúde da Família qualificadas no Ministério da Saúde atuando em 184 municípios, com cobertura de mais de 70%.

A expectativa é de que a primeira turma do CESF seja iniciada no segundo semestre de 2008.

Redação: Zirlene Lemos – Jornalista Nescon
(31) 3409 9673. (31) 9679 2517

    Contador de visitas: 234 visualizações

    Veja também: