Film İzle | karımı gördünüz mü izle
UFMG é a quarta universidade brasileira em ranking de instituição saudita – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

UFMG é a quarta universidade brasileira em ranking de instituição saudita


Publicado em: ExternasNotícias - 4 de agosto de 2015

Na edição 2015 do ranking CWUR, produzido na Arábia Saudita pelo Centro de Rankings Universitários Mundiais, a UFMG mantém a quarta posição entre as brasileiras, e figura na 526ª posição entre as mil instituições avaliadas.

Para o pró-reitor de graduação, Ricardo Takahashi, o CWUR, “tem a virtude de adotar metodologia bastante distinta de todos os rankings que vêm sendo lançados ultimamente, resultando mais ou menos na mesma ordem que os outros”.

Foto: Foca Lisboa

Foto: Foca Lisboa

A Universidade de São Paulo (USP) é a instituição da América Latina mais bem colocada na edição de 2015 da lista, seguida pelas universidades Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Estadual de Campinas (Unicamp), UFMG e Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A primeira do mundo, com 100% da pontuação, é a Universidade de Harward (EUA), seguida da Universidade Stanford e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). Além das três norte-americanas, duas instituições britânicas completam o grupo das cinco melhores: a Universidade de Cambridge e a Universidade de Oxford.

Critérios
Segundo o CWUR, o ranking mede oito critérios diferentes de qualidade, e prioriza a excelência dos ex-alunos das instituições: 25% da nota das universidades é medida pelo número relativo de pessoas formadas nelas que ganharam prêmios internacionais importantes, de acordo com o tamanho da instituição.

O mesmo percentual é atribuído a outros dois critérios: número de formandos que atualmente ocupam cargos de dirigentes nas melhores empresas do mundo e qualidade dos professores, a partir do número de prêmios e medalhas de relevância.

O restante da pontuação é distribuído entre os seguintes indicadores: número de publicações em jornais de reputação, número de publicações em jornais de grande influência, número de citações em pesquisas, índice que mede o impacto geral da instituição e patentes internacionais solicitadas pela universidade.

Na opinião de Ricardo Takahashi, o ranking da CWUR foi construído de maneira a tratar tecnicamente alguns dos pontos frágeis observados nas metodologias adotadas por outros rankings. “É claro que, como todo ranking, também este tem fatores questionáveis, a exemplo da escolha dos pesos para os diversos indicadores”.

Para o pró-reitor de Graduação, o fato de a UFMG aparecer entre as dez primeiras em rankings de naturezas diversas mostra uma estabilidade na sua produção acadêmica e certa credibilidade cruzada entre os ranqueamentos.

As dez primeiras do Brasil:
Universidade de São Paulo (USP)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Universidade Federal Fluminense (UFF)
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Com Centro de Comunicação da UFMG.

    Contador de visitas: 423 visualizações

    Veja também: