Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


UFMG divulga regras do Vestibular 2012


Publicado em: Notícias - 1 de junho de 2011

A segunda etapa do Vestibular UFMG 2012 será realizada de 3 a 10 de janeiro de 2012 e as inscrições poderão ser feitas de 12 de agosto a 9 de setembro de 2011, no valor de R$ 95. O site da Comissão Permamente do Vestibular (Copeve – www.ufmg.br/copeve) publica na tarde de hoje o edital do Vestibular UFMG 2012.

Em entrevista coletiva concedida na manhã de hoje, 1º de junho, a pró-reitora de Graduação Antônia Vitória Aranha afirmou que será considerada, para o Vestibular UFMG 2012, apenas a pontuação obtida no Enem deste ano, cujas provas acontecem dias 22 e 23 de outubro, de acordo com o MEC. “O candidato ao Vestibular UFMG 2012 precisa fazer a inscrição no Enem, que termina dia 10 de junho. Com o número da inscrição no Enem é que ele poderá fazer a inscrição no Vestibular da UFMG”, destacou a pró-reitora, ao explicar que o processo seletivo deste ano apresenta diferenças em relação ao anterior e, por isto, o uso da nota do Enem apenas deste ano será necessário para “equalizar, da melhor forma possível, a situação de todos os candidatos. O objetivo é oferecer a todos os candidatos as mesmas condições”, explicou.

Uma das diferenças do processo seletivo de 2012 é a contabilização da nota obtida na Redação do Enem na pontuação da segunda etapa e não mais na primeira, como aconteceu no processo seletivo do ano passado. Em 2011, a prova de Redação, aplicada pelo exame nacional, compunha a nota final da primeira etapa e equivalia a 8 pontos, do total de 40 pontos. No Vestibular deste ano os 16 pontos da prova de Redação serão contabilizados na segunda etapa, e serão somados aos 80 das provas específicas. Segundo a pró-reitora essa mudança ocorreu porque o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFMG (CEPE) concluiu que “o perfil discursivo da prova de Redação a torna mais adequada para ser considerada junto com as avaliações da segunda etapa, que também são discursivas”.

Outro fator que contribuiu para essa alteração foi a necessidade de agilizar a realização das provas de segunda etapa. “Do ponto de vista do Enem, a correção da Redação é a que demanda mais tempo e, por isso, é o que mais influi na demora da entrega do resultado. Por isso, incluir a nota da Redação do Enem na nossa segunda etapa antecipa o nosso processo de seleção”, destacou.

Novo curso

Para o Vestibular 2012 a UFMG abrirá 30 vagas para o curso de Educação Física bacharelado noturno. “Era o último curso que faltava do ponto de vista da expansão do Reuni”, diz a pró-reitora. O total de vagas do Vestibular UFMG 2012 será de 6.670.

O curso de Ciências de Alimentos passará a ser chamado de Engenharia de Alimentos. “A troca de nome foi feita após a análise de estudos feitos pela Pró-reitoria de Graduação, que concluiu ser conveniente adequar a nomenclatura para Engenharia de Alimentos”, explicou.

Outros editais

O site da Copeve publicará hoje também os editais relativos os processos seletivos dos cursos em parceria com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Formação Intercultural de Educadores Indígenas (FIEI) e Licenciatura do Campo.

O ingresso em cursos em parceria com a Funai oferecem 12 vagas para indígenas distribuídas nos cursos de Agronomia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Enfermagem, Medicina e Ciências Biológicas. Os candidatos farão provas de conhecimentos gerais (Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa e Química) e Redação e não fazem provas do Enem.

O FIEI também conta com as provas de Conhecimentos Gerais e Redação. A diferença é que a redação, neste curso, pode ser feita em português, maxacali ou guarani. Para o FIEI são ofertadas 35 vagas.

A inscrição para o vestibular em parceria com a Funai e do FIEI será de 1º a 19 de agosto, com taxa de inscrição de R$95 e realização das provas no dia 6 de novembro às 14h.

Já a seleção para a Licenciatura do Campo é composta apenas pela prova do Enem e não há segunda etapa. O total de vagas oferecidas é 35.

Angra dos Reis

No Vestibular UFMG 2011 as provas do FIEI foram aplicadas apenas em Belo Horizonte e Montes Claros. Por conta de parceria feita com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro as provas serão realizadas também em Angra dos Reis (RJ). “A UFRRJ, que tem um trabalho intenso com os índios Guarani, solicitou que fossem aplicadas as provas em Angra dos Reis para facilitar o acesso dos índios ao nosso vestibular. Essa ampliação não trouxe ônus para a UFMG”, disse Antônia Vitória.

(Redação: Assessoria de Imprensa Cedecom/UFMG)

    Contador de visitas: 175 visualizações

    Veja também: