Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

UFMG divulga oficinas para o 10º Festival de Verão


Publicado em: AgendaExternas - 6 de Janeiro de 2016

A partir de 19 de janeiro a UFMG abre inscrições para as oficinas do 10º Festival de Verão, evento promovido pela Diretoria de Ação Cultural (DAC). A edição de 2016, que comemora 10 anos do evento, acontece em Belo Horizonte de 31 de janeiro a 4 de fevereiro, período que antecede o carnaval, com a temática Tempo e memória. A programação das oficinas está disponível em https://www.facebook.com/festivaldeverao/

As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundep (www.fundep.ufmg.br) ou pessoalmente, no posto de atendimento da fundação, na Praça de Serviços do campus Pampulha, com taxa de  R$ 20,00 para cada oficina.

Como diferencial do Festival de Verão, haverá um período de pré-inscrição para o público que necessita de acessibilidade. De 10 a 14 de janeiro, os interessados devem enviar email para festivalveraoufmg@gmail.com informando a atividade de interesse e o recurso de acessibilidade necessário. A resposta sobre a possibilidade de atendimento à demanda será dada até 18 de janeiro. Em caso de resposta positiva, as orientações são as mesmas para todos os públicos, e as inscrições também deverão ser feitas a partir de 19 de janeiro até a data de início das atividades.

Denise Pedrón, coordenadora geral do evento, diz que a proposta do Festival de Verão é aliar diversão e conhecimento, nos dias que antecedem o carnaval. “A ideia é que os participantes do Festival possam, por meio de vivências coletivas, participar da produção do conhecimento através da experiência”, declara.

O tema Tempo e memória abrange vários campos de conhecimento, da neurociência à arte, e proporciona diversas reflexões, que perpassam questões como vivência e percepção do tempo, processos de construção da memória e relações entre os modos ancestrais e sua inscrição na história.

Programação

Além das tradicionais oficinas, que neste ano tratam das vivências culturais, da biografia humana e da rítmica corporal, entre outros pontos, a programação, que acontece no Centro Cultural, no Conservatório e no Espaço do Conhecimento, também conta com palestras ministradas por professores da UFMG, como “Imagens e coreografias do tempo espiralar”, de Leda Martins, diretora da DAC.

Os eventos incluem exposições, visitas guiadas ao Espaço do Conhecimento, espetáculos teatrais do Teatro Universitário UFMG, e apresentações musicais do grupo Meninas de Sinhá e parceria de Mamour Ba e Conexão African Beat, além do Bloco Magnólia Brass Band como atração de encerramento.

Festival de Verão da UFMG

De 31 de janeiro a 4 de fevereiro

Centro Cultural, Conservatório e Espaço do Conhecimento UFMG

 Inscrições em oficinas

Público que necessita de acessibilidade: Pré-matrícula de 10 a 14 de janeiro

Todos os públicos: de 19 de janeiro até a data de início de cada atividade

Taxa para cada oficina: R$ 20,00

Com Centro de Comunicação da UFMG.

    Contador de visitas: 390 visualizações

    Veja também: