UFMG busca ajuda para garantir transplantes no HC


Publicado em: Notícias - 27 de agosto de 2009

O reitor Ronaldo Tadêu Pena iniciou negociações junto aos ministérios da Educação, da Saúde e do Planejamento, Orçamento e Gestão com o objetivo de reverter a suspensão de transplantes de órgãos no Hospital das Clínicas (HC) da UFMG. O reitor enviou carta aos ministros dessas pastas relatando a situação da instituição, explicando os motivos da suspensão e solicitando ações objetivas para a resolução dos problemas estruturais do Hospital das Clínicas.

Esta semana, o HC decidiu suspender as primeiras consultas para avaliação de realização de transplantes de órgãos devido a dificuldades de custeio, falta de pessoal e insuficiência da remuneração na cobertura dos serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Caso não sejam apresentadas soluções para sanar os problemas, em poucos meses essa modalidade de cirurgia sofrerá interrupção no hospital.

Suporte
O suporte hospitalar aos transplantados exige o trabalho de equipes especializadas. Os baixos valores pagos aos plantonistas, no entanto, não atraem profissionais qualificados em número suficiente para a formação dessas equipes. Diante disso, os coordenadores médicos dos serviços de transplantes da UFMG decidiram interromper o cadastramento de novos pacientes. Quem já se encontra inscrito no cadastro, porém, receberá atendimento. Clique para conhecer a nota oficial do Hospital das Clínicas.

Redação: Cedecom

    Contador de visitas: 308 visualizações

    Veja também: