UFMG anuncia vencedores do Prêmio de Teses *


Publicado em: Notícias - 8 de outubro de 2008

* Atualizada em 9 de outubro de 2008

A UFMG entregou em solenidade realizada ontem, no auditório da Reitoria, o Grande Prêmio UFMG de Teses e o Prêmio UFMG de Teses, em três grandes áreas do conhecimento.

O Grande Prêmio foi entregue a Vanessa Faria Gonçalves, Ilza Dalmázio e Alexia Teles Duchowny. Elas foram agraciadas com diploma, medalha, notebook oferecido pela Fundep e R$ 5 mil para participação em congresso no exterior.

Na lista de ganhadores, composta por 30 nomes, estão, na área Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde, João Gabriel Marques Fonseca, professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina (CLM), doutor pelo programa de pós-graduação em Clínica Médica, e Rodrigo Aparecido Fernandes Redondo, do Laboratório de Biodiversidade e Evolução Molecular do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG (ICB).

Quem orientou o trabalho da dupla, respectivamente, foram os professores Francisco Eduardo Costa Cardoso, também do CLM, e Fabrício Rodrigues Santos, do Departamento de Biologia Geral do ICB.

Da Faculdade de Medicina também foram agraciados Yerkes Pereira e Silva, doutor pelo programa de pós-graduação em Ciências da Saúde: Saúde da Criança e do Adolescente e Luciana Cristina dos Santos Silva, doutora pelo programa de pós-graduação em Ciências da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical.

O prêmio

Essa é a segunda edição do Prêmio UFMG de Teses e do Grande Prêmio UFMG de Teses, lançados no ano passado. Os critérios para a indicação são originalidade e relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, artístico ou social.

A escolha dos trabalhos agraciados com o Grande Prêmio foi responsabilidade de uma comissão composta por um professor da UFMG e dois de outras instituições – indicados pela Câmara de Pós-Graduação – e pelos pró-reitores de Pesquisa e de Pós-Graduação.

Também foram premiados com R$ 5 mil professores orientadores dos trabalhos. Eles poderão ser utilizados em evento fora do Brasil ou em projeto de pesquisa. Todas as teses foram defendidas na Instituição em 2007.

Com Cedecom/UFMG
Foto: Paulo Cerqueira

    Contador de visitas: 209 visualizações

    Veja também: