Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Turma de médicos de 1992 comemora Jubileu de Prata


Publicado em: ExternasNotícias - 15 de dezembro de 2017

A 93ª turma Medicina da UFMG comemorou 25 anos de formatura, nesta sexta-feira, 15 de dezembro, na cerimônia de Jubileu de Prata. Os jubilandos e seus familiares foram recebidos no Salão Nobre e saudados pelo vice-diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Humberto José Alves.

O representante da Associação dos Ex-Alunos e Amigos da Faculdade de Medicina da UFMG (Amed), Cândido Bernardes Lamounier, apresentou a Associação e recitou uma alegoria com o intuito de ressaltar a importância do cuidado na profissão médica. “Medicina é a arte do cuidado e, enquanto ciência, é o estabelecimento e a manutenção da saúde. Não podemos nunca esquecer que a origem da nossa profissão é o cuidado”, destacou.

O paraninfo da turma, professor Manuel Maurício Gonçalves, relembrou alguns fatos e discorreu sobre problemas que a medicina tem enfrentado no Brasil. “Vivemos um tempo de incerteza. Médicos e pacientes são desrespeitados devido à diminuição de recursos e atos de corrupção”, argumentou. “No entanto, peço que continuem lendo e se atualizando para assim, proporcionarem um atendimento de qualidade aos seus pacientes. A medicina é uma profissão de amor, dedicação e entrega”, completou.

A oradora da turma, Maria Luíza Cavalieri de Oliveira, ressaltou que o Jubileu é um momento de emoção e reflexão acerca dos objetivos alcançados e das novas metas estabelecidas. “Essa celebração não é o início ou o fim de nossa caminhada, mas sim uma etapa. Que não nos esqueçamos que a relação médico-paciente é a base de nossa profissão. Tratamos o paciente e não a doença. Que em nossa correria do dia a dia não deixemos de olhar para o paciente, e que o nosso trabalho seja responsável, dedicado e feito por amor”, concluiu.

A comemoração teve continuidade com a entrega de presentes ao vice-diretor Humberto José Alves, ao professor Cândido Lamounier e aos professores homenageados.

Além do vice-diretor, do paraninfo da turma e do representante da Amed, a mesa de honra do Jubileu contou com os professores homenageados, Carlos Eduardo Corradi Fonseca, João Galizzi Filho, Marco Antônio Rodrigues, Luiz Megale, Ana Lúcia Pimenta Starling e Rosângela Teixeira.

    Contador de visitas: 532 visualizações

    Veja também: