Notícias Internas

Troca de experiências em encontro de usuários de serviços de saúde mental


Publicado em: AgendaInternas - 20 de outubro de 2017

Evento também reunirá familiares e será realizado neste sábado, no campus Pampulha

Neste sábado, 21 de outubro,  das 13h às 18h, será realizado, na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG (EEFFTO), um encontro de familiares e usuários dos serviços de saúde mental de Minas Gerais, com o objetivo de compartilhar experiências, estimular a organização e fortalecimento do movimento.

O evento é o primeiro do gênero promovido por usuários dos serviços de saúde mental no estado e seus familiares. A professora Teresa Cristina Silva Kurimoto, do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da UFMG, explica que a participação de usuários e familiares é um importante traço constitutivo da reforma psiquiátrica brasileira. “Apesar de inúmeras ações que visam conferir protagonismo aos usuários de serviços de saúde mental, a predominância de lideranças de profissionais no movimento antimanicomial brasileiro ainda é considerada uma fragilidade”, analisa a professora.

Ainda de acordo com ela, há uma necessidade de fortalecimento dessas iniciativas em Minas Gerais, ainda que o estado reúna associações de usuários e familiares de serviços de saúde mental. “Precisamos consolidar essas iniciativas e criar espaços de diálogo para discutir temáticas de interesse comum e construir estratégias de participação e controle social”, defende Teresa Kurimoto.

O evento, gratuito, é destinado a usuários de serviços de saúde mental, familiares e trabalhadores. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário on-line, e as vagas são limitadas.

Mais informações: 3409 9883.

Redação: com Cedecom/UFMG e Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

    Contador de visitas: 86 visualizações

    Veja também: