Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Tratamento de aorta é destaque em evento internacional


Publicado em: ExternasNotícias - 24 de junho de 2015

TulioEstudo desenvolvido pelo professor Túlio Navarro, do Departamento de Cirurgia da faculdade de Medicina da UFMG, sobre o tratamento endovascular do aneurisma da aorta, foi destaque no 37th Charing Cross International Symposium, em Londres.

O professor conduziu uma comparação entre o tratamento de pacientes nos Estados Unidos, Brasil e Europa. “Trata-se de um estudo multicentrico internacional sobre o tratamento endovascular do aneurisma da aorta. Com dados científicos demonstramos que não houve diferença de morfologia dos aneurismas entre brasileiros, americanos e europeus”, explicou.

Segundo Túlio, o Brasil foi responsável por 400 pacientes do estudo, e Minas foi o maior centro recrutador do país. “Nos centros de referência do Brasil, obtivemos os mesmos bons resultados cirúrgicos que americanos e europeus. Isto gerou um clima de confiança dos estrangeiros para conosco”, contou.

Para o professor a repercussão sobre o estudo tem sido positiva. “Temos sido capazes de demonstrar que no Brasil se faz boa pesquisa, temos bons cirurgiões e bons resultados cirúrgicos, apesar de toda a crise do sistema de saúde que estamos enfrentando. Além disso, temos chamado a atenção dos pesquisadores lá fora”, conta Túlio. A participação no simpósio tem gerado convites para parcerias e apresentação do trabalho no exterior

Charing Cross International Symposium
Essa não foi a primeira participação do professor no evento. Há três anos ele foi o primeiro latino-americano a ser convidado, em mais de 30 anos de evento, a palestrar no salão principal. “É sempre uma honra participar deste que é o maior evento da Europa na especialidade de cirurgia vascular, onde são apresentados em primeira mão os artigos científicos que irão ser publicados nas grandes revistas médicas, por isto ele tem um apelo muito científico”, afirmou Túlio.

 

    Contador de visitas: 586 visualizações

    Veja também: