Neste mês, a história da professora do Departamento de Fonoaudiologia é apresentada no Projeto Pesquisadores

Professora Stela Maris Aguiar. Foto: Carol Morena

Perfilada no Projeto Pesquisadores neste mês, a docente do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Stela Maris Aguiar Lemos, atua, há 14 anos, como professora na Instituição. Na pesquisa, no ensino e na extensão, ela une temas como saúde coletiva, qualidade de vida, autopercepção da saúde e temas gerais da Fonoaudiologia.

Para a realização dos seus trabalhos, ela conseguiu, por duas vezes, fomento de dois editais do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS). Devido aos resultados, foi premiada por trabalhos acadêmicos pela Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, além de atualmente estar como indicada para outro prêmio da Sociedade.

Stela destaca a importância da pesquisa para além do exercício como docente. Para ela, que busca sempre aprimorar, aprendendo, a cada dia, ser uma nova professora, fonoaudióloga e pesquisadora, a pesquisa é dever, pois dá a oportunidade do profissional conhecer sua área e inovar, oferendo melhores resultados à sociedade como um todo.

“Ser pesquisador é encantador, porque pegamos perguntas complexas e começamos a traçar caminhos para respondê-las. Ao trazer algo novo faz com que sejamos mais criativos, além de ser um exercício de descobrir novos caminhos e percursos”, afirma.

Saiba mais sobre Stela Maris e os professores apresentados nas outras edições do Projeto em www.medicina.ufmg.br/projetopesquisadores.

 O Projeto Pesquisadores

Com o objetivo de valorizar a produção científica da Faculdade de Medicina da UFMG, o Centro de Pesquisa (CPq) e o Centro de Comunicação Social (CCS) produzem o “Projeto Pesquisadores”.

O projeto traz a cada mês, por meio de áudio e texto, a história de vida e o percurso na ciência de um pesquisador reconhecido pelos seus pares na UFMG, no Brasil e no exterior, com participação nos programas de pós-graduação da Faculdade de Medicina da UFMG.

    Contador de visitas: 257 visualizações

    Veja também: