Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Trabalho do Nupad é destaque no Cobem 2013


Publicado em: Notícias - 23 de outubro de 2013

Foto: arquivo pessoal

Foto: arquivo pessoal

Trabalho apresentado pela estagiária do Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), Talita Rodrigues de Oliveira, ganhou destaque no 51º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), realizado de 19 a 22 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco (Recife/Olinda).

Com o título “Avaliação de informações selecionadas e obtidas pelo teste de triagem neonatal em menores de um ano, por data de nascimento, município de residência e identificação em relação aos bancos de dados oficiais, 2011, Minas Gerais”, o pôster apresentou os primeiros resultados de um trabalho de pesquisa e extensão intersetorial, que envolve, além do Nupad, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) e a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).

Com base em números do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), ambos do Ministério da Saúde, o trabalho mostrou que o Nupad consegue acompanhar com bastante precisão os nascimentos e óbitos de crianças em Minas Gerais, por meio do Programa Estadual de Triagem Neonatal, realizado em parceria com a SES.  “A concordância entre bancos oficiais e bancos do Nupad foi de 94%, o que é ótimo”, avalia a orientadora do estudo, Valéria de Melo Rodrigues e Oliveira, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG.

Para a professora, o exame de triagem neonatal (teste do pezinho), capaz de identificar doenças que precisam de intervenção imediata, é também um importante instrumento de cidadania, na medida em que estimula a orientação das famílias para o registro das crianças – a certidão de nascimento.

Também assinam o trabalho outros dois professores do Departamento de Pediatria, Marcos Aguiar e Ana Lúcia Starling; Flávia Cardoso e Sidney Max, da FCMMG; Salete M. Diniz, da SES; e o diretor do Nupad, Jose Nelio Januario.

(Atualizada em 23/10/2013, às 15h16)

    Contador de visitas: 83 visualizações

    Veja também: