Notícias Externas

Tireoide é o tema da semana no Saúde com Ciência


Publicado em: ExternasRádio - 1 de dezembro de 2017

Programa de rádio é dedicado à tireoide e explica principais funções e consequências do mau funcionamento da glândula

A tireoide é uma glândula localizada na parte frontal do pescoço, fixada à laringe e logo abaixo do pomo de Adão. Ela é responsável pela produção dos hormônios T3 e T4, que trabalham na regulação de diversas funções do corpo humano e órgãos como o coração, fígado e rins. Dentre os problemas mais comuns resultantes do seu mau funcionamento destacam-se o hipertireoidismo e o hipotireoidismo, além dos nódulos, que podem ser identificados ao apalpar a região do pescoço.

Os nódulos que aparecem na glândula são mais frequentes em mulheres e se apresentam mais comumente com o envelhecimento do indivíduo. Em geral, cerca de 90% dos nódulos são benignos – o câncer de tireoide representa de 2% a 5% dos cânceres femininos e menos de 2% dos masculinos. Nas fases iniciais, ele não é perceptível e não causa sintomas, devido ao seu crescimento lento. Em casos mais tardios, os nódulos podem causar incômodo no pescoço, dificuldade para engolir e até mesmo para respirar, de acordo com sua extensão.

Tireoide está localizada na parte anterior do pescoço. Foto: Carol Morena

Mesmo que as perspectivas de tratamento para o quadro sejam consideradas positivas, a cura do câncer de tireoide é facilitada quando o diagnóstico é feito precocemente. “A pessoa pode fazer o autoexame da tireoide, tentando diagnosticar nodulações na região anterior do pescoço, onde fica a glândula, e evitar o diagnóstico tardio de cistos e tumores, por exemplo”, afirma o professor titular do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Antônio Ribeiro Júnior.

O professor lembra que a possibilidade do câncer deve ser confirmada pelo médico endocrinologista, por meio de exame clínico e complementar. “Deve ser feito um rastreamento de perto, com o médico, de acordo com a sintomatologia clínica e a solicitação de exames sempre que necessário”, resume Antônio Ribeiro.

Sobre o programa de rádio

Saúde com Ciência é produzido pelo Centro de Comunicação Social da Faculdade de Medicina da UFMG e tem a proposta de informar e tirar dúvidas da população sobre temas da saúde. Ouça na Rádio UFMG Educativa (104,5 FM) de segunda a sexta-feira, às 5h, 8h e 18h.

O programa também é veiculado em outras 187 emissoras de rádio, distribuídas por todas as macrorregiões de Minas Gerais e nos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Massachusetts, nos Estados Unidos.

Redação: Marcos Paulo Rodrigues – Edição: Lucas Rodrigues

    Contador de visitas: 661 visualizações

    Veja também: