Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

The Lancet promove lançamento mundial no Brasil de série sobre natimortalidade


Publicado em: AgendaExternas - 13 de Janeiro de 2016

No dia 19 de janeiro será realizado simultaneamente, na Faculdade de Medicina da UFMG, o lançamento mundial da série Ending Preventable Stillbirths (Pelo fim da Natimortalidade Evitável), publicada no periódico médico The Lancet. O evento, único no Brasil, acontecerá no auditório do Centro de Tecnologia em Saúde (Cetes), sala 601, às 14h30 e contará com a presença de representantes das principais instituições de saúde do estado.

O lançamento oficial acontece em Londres, na London School of Hygiene and Tropical Medicine e será transmitido, ao vivo, durante o evento brasileiro. O lançamento é promovido em parceria com a International Stillbirth Alliance (ISA) e também será realizado, concomitantemente, em outros países da Europa, América do Norte, Central e do Sul, África e Ásia. Após a exibição, haverá debate com os participantes sobre a importância da redução da natimortalidade evitável e da melhora no atendimento e suporte aos casais que passam por esta perda.

O evento também poderá ser acompanhado online, através do link.

Sobre a série

A série Ending Preventable Stillbirths (EPS) dá continuidade a uma publicação de 2011, também da Lancet, com a temática da natimortalidade. Na época, a série tinha o objetivo de sensibilizar para a necessidade de redução no número de bebês natimortos. Passados cinco anos, a EPS apresentará os progressos, tanto na redução das taxas de natimortalidade em alguns países, quanto em questões relacionadas, tais como a saúde materna e neonatal e o cuidado no parto.

Para isso, serão apresentados cinco artigos. Stillbirths: progress and unfinished business, que faz uma documentação e apresenta os progressos e o que não foi feito desde 2011. Stillbirths: rates, riskfactors, and acceleration towards 2030, que apresenta os dados mais recentes de natimortalidade em 195 países, bem como atualizações sobre os fatores de risco. Stillbirths: economic and psycho social consequences reflete sobre todos os custos relacionados aos bebês natimortos, tanto custos financeiros, como os custos psicossociais para a comunidade como um todo.  Stillbirths: recall to action in high-income countries oferece uma nova visão geral sobre a situação da natimortalidade no mundo, especialmente, dos fatores de risco. Por fim, Stillbirths: ending preventable deaths by 2030 propõe ações pela melhora no atendimento e suporte aos pais dos natimortos.

Serão apresentados, ainda, quatro artigos curtos que incluem reflexões sobre o impacto da natimortalidade para os cuidadores, com foco nas obstetrizes; os estigmas associados à natimortalidade, a partir da entrevista de uma mãe africana que passou por esta perda; e sobre o investimento na prevenção da natimortalidade em todo o mundo.

The Lancet

Fundado em 1823, no Reino Unido, o periódico The Lancet é atualmente uma das mais importantes publicações científicas na área médica.Nele são publicados artigos originais sobre pesquisas e livros, bem como inovações e notícias da área médica.

Para mais informações, acesse a página do evento.

    Contador de visitas: 1.086 visualizações

    Veja também: