Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Telessaúde incentiva participação de municípios


Publicado em: Notícias - 15 de outubro de 2009

publicado

Com o objetivo de incentivar uma maior participação dos municípios que integram o Programa Nacional de Telessaúde, a equipe do Centro de Tecnologia em Saúde, o diretor da Faculdade de Medicina Francisco José Penna, e a professora da Escola de Enfermagem Solange Godoy, se reuniram hoje, com representantes de diversos municípios do estado, em uma videoconferência.

A reunião, que aconteceu de 9h às 10h30, contou com a participação de mais de 35 municípios. O diretor iniciou os trabalhos falando sobre a importância do projeto e da participação mais efetiva das equipes de saúde das cidades. Ele afirmou que segundo mostram as pesquisas, uma segunda opinião de um especialista via teleconsultas pode diminuir em até 80% a necessidade de remoção dos pacientes para centros médicos maiores e solucionar os casos no próprio local de atendimento.

publicado

O diretor enfatizou a necessidade dos municípios se conectarem mais com o Centro de Tecnologia através das teleconferências, teleconsultas e realização de eletrocardiogramas. “Esse projeto oferece uma grande oportunidade para melhorar a saúde nos municípios e promover a atualização dos profissionais do município”, disse o professor Francisco Penna.

O professor Cláudio de Souza, coordenador do Centro de Tecnologia em Saúde, deu continuidade a reunião e conduziu as intervenções dos representantes dos municípios ao longo da conversa. Ele reforçou a fala do diretor, ressaltando a importância da conexão entre os municípios e o centro. O professor também apresentou uma tabela com os índices de participação de cada cidade e propôs diversas ações para melhoria destes indicadores.

Em um segundo momento, foi aberto um espaço para que os participantes da videoconferência tirassem suas dúvidas, fizessem perguntas e comentários. Muitos municípios fizeram intervenções, dentre eles: Formiga, São João do Pacuí, Capitão Enéas, Senhora do Porto, Piranga, Ferros, Medeiros, Ouro Branco, Senhora de Oliveira, Piedade do Rio Grande, Japaraíba, Conceição do Mato dentro, Santa Rita de Caldas, Santa Maria de Itabira, Piedade do Rio Grande, Jesuania, Franciscópolis, Jaboticatubas, Braúnas, Itambacuri, Santana do Riacho.

Redação: Maíra Lobato

    Contador de visitas: 140 visualizações

    Veja também: