Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Técnicos do Nupad são treinados para uso de espectrômetros


Publicado em: ExternasNotícias - 16 de dezembro de 2015

Imagem-11

Técnicos participam de treinamento. Foto: Carol Morena.

Técnicos do Laboratório de Triagem Neonatal do Nupad (LTN) passaram por treinamento para a utilização de novos equipamentos destinados ao diagnóstico de doenças metabólicas no início de novembro. Denominados espectrômetros de massa, os cinco aparelhos, importados pelo Nupad, estão instalados no segundo andar da Faculdade de Medicina e entrarão em funcionamento a partir do primeiro semestre de 2016.

Segundo a supervisora técnica do LTN, Daniela Nolasco, a nova metodologia é extremamente importante para o número de doenças diagnosticadas na triagem neonatal. “Os espectrômetros podem diagnosticar um maior número de doenças com rapidez e eficiência”, explica. Como destaca Daniela, além da especificidade, a técnica tem alta sensibilidade. “Ela reduz o número de falsos negativos por detectar concentrações mínimas dos analitos de interesse nas amostras”, acrescenta.

Como explica o diretor do Nupad, José Nelio Januario, a técnica da espectrometria de massas permite a triagem de até 50 doenças metabólicas a partir de uma mesma amostra. “Entretanto, essas doenças são raras em sua maioria e a escolha para a triagem deve ser bem cuidadosa para garantir o tratamento dos casos detectados”, ressalta.

Neste primeiro momento, a triagem a partir dos espectrômetros será feita apenas para a fenilcetonúria, uma das seis doenças já diagnosticadas pelo Programa de Triagem Neonatal (PTN). De acordo com José Nelio, a expectativa é que, a partir de estudos piloto realizados pelo Núcleo, seja possível adicionar novas patologias à triagem, em acordo prévio com as instituições responsáveis pelo tratamento.

Treinamento

Realizado na sala 287 da Faculdade de Medicina, onde estão instalados os espectrômetros de massa, o treinamento foi coordenado pelo norte-americano Chet Knopsnider, especialista em suporte técnico da empresa de tecnologia PerkinElmer.

Segundo o coordenador do LTN, Roberto Ladeira, o especialista fez a calibração do equipamento e realizou o treinamento da equipe do laboratório para validação dos exames e implantação na rotina. “Aprendemos como é o processo detalhadamente, desde a picotagem da amostra e preparo da placa, até a parte final de liberação de resultados”, explica.

Para Daniela Nolasco, o treinamento foi importante para conhecer melhor o equipamento e suas funcionalidades. “Foram muitas informações, mas todas essenciais para a execução e validação da técnica. Além de muito rico, o treinamento foi bastante dinâmico e o ministrante conseguiu explicar tudo com objetividade e clareza”, conta.

Além da supervisora técnica Daniela Nolasco e do coordenador do LTN, Roberto Ladeira, também participou do treinamento o técnico Alex Guedes.

    Contador de visitas: 406 visualizações

    Veja também: