Tarcizo Nunes recebe homenagem da Congregação

Publicado em: ExternasNotícias - 28 de março de 2018

Professor Tarcizo Nunes é recebido para a homenagem. Foto: Carol Morena.

O diretor da Faculdade de Medicina da UFMG, Tarcizo Afonso Nunes, recebeu, na manhã desta quarta-feira, 28 de março, homenagens pelos trabalhos prestados como dirigente da Unidade. A sessão solene e pública em homenagem ao professor foi realizada pela Congregação da Faculdade.

Ao som do compositor, cantador e violeiro Chico Lobo, com a música “Amanheceu, peguei a viola”, Tarcizo Nunes foi recebido no Salão Nobre por professores, funcionários e alunos da Unidade.

Alcino Lázaro e Tarcizo Nunes. Foto: Carol Morena

O professor emérito da UFMG, Alcino Lázaro da Silva, foi o convidado para fazer a saudação ao diretor. Alcino contou que conhece Tarcizo desde 1973, quando ele ainda era estudante e o viu passar pelo internato e residência no Hospital das Clínicas da UFMG, mestrado e doutorado na Unidade, além de assumir os cargos de chefia de departamento, coordenador da Pós-Graduação e diretor da Faculdade de Medicina da UFMG. “Nosso homenageado fez uma escolha para um ritmo de vida universitária plena e cheia de atividades e desafios. Sua personalidade permitia saltos ambiciosos”, contou Alcino.

Tarcizo Nunes e Humberto Alves. Foto: Carol Morena.

O vice-diretor da Unidade, Humberto José Alves, disse que foi uma honra enorme ter sido convidado pelo professor para caminharem juntos nos últimos quatro anos de gestão da Faculdade de Medicina. “Se eu não tivesse a oportunidade de ter aprendido com o professor Tarcizo, além de ter ganhado um amigo, eu não estaria aqui nesse momento. Aprendi, da melhor forma que pude, inclusive nas nossas diferenças”, contou. Humberto Alves também entregou um álbum de fotos para Tarcizo, com registros dos 12 anos dele na diretoria.

Cleonice de Carvalho Coelho Mota e Tarcizo Nunes. Foto: Carol Morena

A decana da Congregação, professora Cleonice de Carvalho Coelho Mota, fez a entrega de uma placa em homenagem a Tarcizo Nunes. Os presentes também puderam se pronunciar com mensagens de agradecimento ao diretor homenageado.

O diretor Tarcizo Nunes agradeceu todas as homenagens prestadas: “estou sensibilizado, choro muito mesmo”, brincou. Para o professor, a Faculdade conseguiu cumprir seu papel de ensino, pesquisa e extensão, mesmo com problemas políticos e financeiros. “Todos trabalharam muito para que essa gestão minha e do Humberto pudesse fluir dentro do que foi possível fazer. Eu fiz o máximo que pude, me dediquei integralmente à Faculdade”, contou.

Também estiveram presentes na homenagem, o representante dos servidores e superintendente da Faculdade de Medicina, Maurílio Elias; o coordenador geral do Diretório Acadêmico Alfredo Balena, Gabriel Dias; e a representante do Diretório Acadêmico de Fonoaudiologia, Ana Clara Oliveira Abreu.

Durante a sessão solene, Chico Lobo também cantou “Tocando em frente”, “Índia”, “Meu primeiro amor”, dentre outros clássicos da viola.

Confira as fotos da homenagem:

Fotos: Carol Morena.