Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


m_rmmg-foto-oficial-do-lancamento.jpgO lançamento do novo projeto editorial da Revista Médica de Minas Gerais (RMMG) aconteceu ontem, à noite, quarta-feira, 19, na Faculdade de Medicina da UFMG. Também foi lançado o novo projeto gráfico da revista.

O evento contou com a participação de convidados, autoridades políticas, e dos dirigentes das dez instituições de ensino e de saúde parceiras (foto), algumas das principais do estado.

De acordo com o professor Francisco José Penna, diretor da Medicina e diretor-presidente do Conselho Gestor da revista, o evento marca o primeiro passo no planejamento para tornar o periódico um veículo de educação permanente dos médicos e profissionais do setor, influenciando a melhoria das práticas de atenção à saúde e gestão dos serviços no País.

Dentre as principais ações planejadas está a decisão de publicar conteúdos qualificados e de grande interesse para os profissionais que estão na linha de frente da assistência.

m_rmmg-discurso.jpg

“Nossos próximos desafios incluem indexá-la em bases nacionais e internacionais e o lançamento de uma versão digital, com a íntegra do seu conteúdo, inclusive em inglês”, resume o diretor, para quem a edição do volume número 17 da revista científica mais importante de nosso estado inaugura nova fase da publicação e marca historicamente a busca por alcançar um novo conceito científico e prático.

Daqui há alguns dias, em janeiro, a revista totalmente reformulada estará sendo entregue a médicos e a profissionais de saúde de todo o País, que poderão conhecer a “nova” Revista Médica de Minas Gerais.

Mudanças

Para além das mudanças gráficas, que tornam a leitura mais fácil e agradável, o projeto editorial se tornou mais dinâmico, contemplando espaços para artigos originais, debates, comunicações breves e revisões críticas.

Coordenado pelo professor Enio Roberto Pietra Pedroso, do departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina (CLM), o Conselho Editorial foi recomposto com a missão de assegurar o padrão elevado de avaliação dos conteúdos. Também o Conselho Científico foi renovado, com o respaldo de nomes respeitados no País e no exterior.

Menos perceptível ao leitor, mas igualmente importante, é a profissionalização da gestão da revista. O professor Paulo Caramelli, também do CLM, é o coordenador administrativo da estrutura produtiva do periódico, que ganha uma sede na Faculdade de Medicina, sala 12, próxima á Farmácia e à Seção de Contabilidade.

O objetivo deste espaço é facilitar a articulação dos esforços institucionais das entidades patrocinadoras, para viabilizar a produção regular da revista e lhe assegurar relevância e perenidade.

Temas de destaque

A nova edição da Revista Médica traz como tema de capa trabalho original, realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) nas dependências do Hospital Universitário Clemente Faria, sobre a adesão dos profissionais de saúde à lavagem das mãos, com um alerta: a prática ainda é negligenciada.

Também são destaque o artigo original do professor Sebastião Abrão Salim (UFMG) sobre o paciente poliqueixoso e uma revisão das melhores evidências para a prática clínica na insuficiência cardíaca, assinado pela cardiologia Maria da Consolação Vieira Moreira, responsável pelo programa de transplantes cardíacos do Hospital das Clínicas da UFMG.

Trajetória de parcerias

O projeto de reestruturação da Revista Médica de Minas Gerais foi iniciado há cerca de um ano, mobilizando, além da Faculdade de Medicina, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e a Unimed-BH.

Ao longo dos debates, somaram-se a Associação Médica de Minas Gerais, o Conselho Regional de Medicina, a Cooperativa Editora e de Cultura Médica (Coopmed), a Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, a Federação Nacional das Cooperativas Médicas (Fencom), a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e o Sindicato dos Médicos do Estado de Minas Gerais (Sinmed-MG).

Todas essas instituições atualmente compõem o Conselho Gestor da revista e são co-responsáveis pela sua viabilização.

Mais informações sobre a distribuição da revista e critérios de publicação, basta entrar em contato com a Secretaria, pelo telefone (31) 3409 9796, pelo e-mail editoria.rmmg@medicina.ufmg.br, ou na sala 12 da Faculdade de Medicina da UFMG.

Leia mais
Revista Médica de Minas Gerais será relançada na quarta, 19 – 14 de dezembro de 2007
Revista Médica é reestruturada – 16 de maio de 2007


Redação: Marcus Vinicius dos Santos e
Márcia Siqueira (Unimed-BH) – Jornalistas
Fotos: Fernando Grilo

    Contador de visitas: 249 visualizações

    Veja também: