Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Simpósio vai discutir diagnóstico e tratamento de esclerose múltipla


Publicado em: AgendaExternas - 13 de setembro de 2017

Clique para ampliar.

A esclerose múltipla é uma doença autoimune que afeta o cérebro, nervos ópticos e a medula espinhal. Isso acontece porque o sistema imunológico do corpo confunde células saudáveis com “intrusas” e as ataca, provocando lesões.

A doença é potencialmente debilitante, causando a perda da capacidade de andar ou falar claramente. Nos estágios iniciais da doença, a esclerose múltipla pode ser de difícil diagnóstico, uma vez que os sintomas aparecem com intervalos e o paciente pode ficar meses ou anos sem qualquer sinal da doença.

Para discutir situações reais da prática clínica, envolvendo o diagnóstico e a conduta terapêutica em pacientes com doenças desmielinizantes do sistema nervoso central, o Centro de Investigação em Esclerose Múltipla do Hospital das Clínicas da UFMG realizará, nos dias 10 e 11 de novembro, o Simpósio CIEM 2017 “O Caso Nosso de Cada Dia”.

O evento, uma promoção científica e educacional dirigida a médicos e profissionais de saúde na área da esclerose múltipla, acontecerá no Hotel Mercure Lourdes, em Belo Horizonte. As inscrições podem ser realizadas pela internet.

A programação contará com apresentação de casos clínicos e as conferências “Como a Tomografia de Coerência Óptica (OCT) pode ajudar o neurologista?” e “Importância do Exame do LCR nas Doenças Desmielinizantes”

Ciem
O Centro de Investigação em Esclerose Múltipla de Minas Gerais (Ciem) é instituição universitária, sem fins lucrativos, que funciona no Hospital São Geraldo, um dos anexos do Hospital das Clínicas da UFMG. Desde 2000, ele oferece aos portadores de esclerose múltipla assistência e orientação terapêutica multidisciplinar baseada nos mais modernos conhecimentos científicos e em estritos princípios éticos.

Mais informações na página do Ciem ou pelo email simposiociem2017@gmail.com

 

Redação: Assessoria de Comunicação do Hospital das Clínicas da UFMG

    Contador de visitas: 297 visualizações

    Veja também: