Facebook_SIMPÓSIO_INTERNACIONAL_SAÚDE-01A Faculdade de Medicina da UFMG realiza nos dias 24 e 25 de outubro o Simpósio Internacional sobre Avaliação de Serviços de Saúde. O encontro tem como tema a utilização de sistemas de informação em saúde para orientar políticas e informar as decisões. As inscrições estão abertas, até 20 de outubro, para os profissionais da saúde, de gestão, conselheiros e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e podem ser feitas pelo site do evento

Segundo a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade e responsável pela organização do evento, Mariângela Cherchiglia, o Simpósio tem por objetivo discutir as experiências na produção de evidências para a decisão sobre políticas, planejamento e gestão em saúde, a partir da utilização e integração dos registros de grandes bases de dados. “As chamadas big datas vem sendo cada vez mais utilizadas para a elaboração de planejamentos. O aprimoramento dessas técnicas de informação e solução de análises permite, então, dar uma visão sobre como está a qualidade e a atenção desses serviços prestados a população”, explica.

O evento conta com a discussão de desafios e as perspectivas dos serviços de saúde no país. Além disso, também será exposta a aplicabilidade e metodologia de um programa de dados em execução na Espanha, pelo coordenador científico do projeto Atlas de Variação da Prática Médica do Instituto Aragonês de Ciências da Saúde/Zaragoza/Espanha, Enrique Bernal Delgado. O projeto de pesquisa, tido como referência, tem a finalidade de descrever e mapear as diferentes práticas na Medicina no sistema de saúde nacional espanhol.

Para a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina e também responsável pela organização do evento, Eli Iôla Andrade, trabalhos com essas características são importantes uma vez que permitem compreender a trajetória dos pacientes e avaliar os custos e procedimentos dos serviços oferecidos. “É um trabalho muito original e que pode desenvolver um conjunto de informações que permitem conhecer e qualificar esses serviços”, conclui.

O Simpósio acontece no auditório do Cetes, localizado no 6º andar da Faculdade de Medicina da UFMG. Na segunda-feira, dia 24 de outubro, a programação se estende das 14h às 18h. Já na terça-feira, dia 25, das 8h às 12h.

Mais informações, no site do evento.

    Contador de visitas: 597 visualizações

    Veja também: