Film İzle | karımı gördünüz mü izle
Simpósio Internacional debate múltiplas abordagens da violência – Faculdade de Medicina da UFMG

Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Simpósio Internacional debate múltiplas abordagens da violência


Publicado em: CongressoExternas - 24 de agosto de 2017

Programação vai abordar estudos que demonstram as relações de violência em diversas localidades do mundo

 

Ives Teixeira Souza*

Considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um problema de saúde pública mundial, a violência e as perspectivas de luta contrárias a ela será o tema do 2º Simpósio Internacional de Saúde: múltiplas abordagens da violência, que vai acontecer no dia 30 de agosto, das 16h30 às 18h30, no auditório do 4º andar da Faculdade de Medicina da UFMG, como parte da programação do 4º Congresso de Saúde.

Diante dos múltiplos fatores constituintes da violência, apesar de uma base comum de sofrimento das pessoas, há uma variação do modo como acontece cada tipo de violência e as consequências dessa ação, como relata a OMS. A partir disso, especialistas vão discutir no 4º Congresso as relações entrelaçadas pelas violências.

Os pesquisadores da Universidade de Michigan, Rob Stephenson e Erin Kahle, discutem a interseção entre saúde e violência a partir da abordagem da violência sexual, principalmente em relação às desigualdades de gênero das mulheres em países da África.

Com a temática focada na juventude, o psiquiatra e psicanalista francês Philippe Lacadée abordará, a partir de uma perspectiva política, a relação entre o adolescer e o dizer sobre as violências cotidianas. “Ele trabalha não só com o dispositivo clássico individual da psicanálise, mas com conversações com adolescentes de periferia”, elucida uma das coordenadoras do Simpósio, a professora do Departamento de Pediatria, Cristiane de Freitas Cunha.

O radicalismo islâmico e a experiência com jovens franceses também será objeto de discussão. Com a presença da antropóloga Zohra Harrach Ndiaye, que participa de uma associação que acolhe estrangeiros na França (Assfam), da psicóloga Malika Mansouri e do sociólogo argelino Saïd Bouamama, o debate vai enfocar as formas de ação com os imigrantes e os jovens franceses que estão aderindo ao Estado Islâmico.

A professora Cristiane Cunha afirma que embora a experiência dos franceses possa parecer distante é possível encontrar diferentes pontos de aproximação com a experiência encontrada no Brasil. “Os jovens segregados também respondem, muitas vezes, aderindo às práticas mais radicais, como a criminalidade”, explica.

Congresso de Saúde

A 4ª edição do Congresso será realizada do dia 28 a 30 de agosto de 2017, na Faculdade de Medicina da UFMG, com o tema “Promoção da Saúde: Interfaces, Impasses e Perspectivas”.

O Congresso Nacional de Saúde é direcionado a um público multidisciplinar, composto de profissionais de diversas áreas da Saúde e correlatas, tanto do setor público quanto do setor privado, em especial professores, técnicos e estudantes, bem como agentes da saúde.

O 4º Congresso Nacional da Saúde integra ainda a programação das comemorações dos 90 anos da UFMG, celebrados em 2017.

Leia também:
Simpósio discute formação médica em contexto internacional
Conheça os trabalhos selecionados para Congresso de Saúde
Conferência Magna debate a abordagem da dimensão espiritual no cuidado
Fronteiras do saber e fazer na Atenção Primária à Saúde
Adolescentes negros são até cinco vezes mais vítimas de homicídio do que não negros
Simpósio do Congresso debate novas propostas para enfrentar casos crescentes de obesidade
Espiritualidade e práticas integrativas serão abordadas em Congresso Nacional de Saúde
Qualidade de morte como estratégia de valorização da vida
Violência na contemporaneidade será discutida em Congresso de Saúde
Desafios da Atenção Primária e Medicina de Família em debate no Congresso
4º Congresso prioriza áreas da Saúde de maior relevância na atualidade

*Redação: Ives Teixeira Souza – estagiário de jornalismo.

Edição: Mariana Pires

    Contador de visitas: 469 visualizações

    Veja também: