Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Simpósio Internacional de Imunodeficiências Primárias será em maio


Publicado em: ExternasSidep - 17 de Abril de 2015

A Faculdade de Medicina da UFMG recebe, de 21 a 23 de maio, o 5º Simpósio Internacional de Imunodeficiências Primárias (Sidep), além do curo pré-simpósio, que será realizado dia 20 de maio. O encontro contará com a presença de especialistas, nacionais e internacionais, na área de imunologia clínica e laboratorial. Serão abordados os aspectos práticos do diagnóstico e tratamento das imunodeficiências primárias, além dos principais avanços de pesquisa ocorridos nesse campo.

De acordo com o professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e presidente de honra do Sidep, Alberto Duarte, o Simpósio tem o propósito de chamar a atenção dos médicos e enfermeiros sobre 200 doenças pouco reconhecidas, de casos clínicos variados e que podem ser consideradas graves. Segundo ele, essas doenças atingem um em cada 50 mil ou 200 mil bebês nascidos no mundo. “Embora sejam raras, elas são geneticamente estabelecidas, podendo ser encontradas várias vezes na mesma família. Esta condição gera preocupação não só pelo seu potencial de gravidade, como também pela necessidade de orientação genética a casais portadores de filhos acometidos”, explica. Entretanto, o difícil reconhecimento dessas alterações e o diagnóstico tardio podem comprometer o pulmão, por exemplo, desses pacientes. “Transmitir informações sobre estas doenças é um dos principais objetivos dos grupos que vem atuando na área já há algumas décadas”, avalia.

albertoduarte

Alberto Duarte é professor da Universidade de São Paulo e presidente de honra do Sidep.

 

Nas primeiras edições do evento estiveram presentes mais de 300 participantes, de diversas especialidades médicas, entre elas: imunologia, pediatria, alergologia, pneumologia, infectologia, gastroenteorologia, otorrinolaringologia, dermatologia e clínica médica, e de outras áreas da saúde. De acordo com Alberto Durante, neste ano, os presentes poderão aprimorar os conhecimentos básicos sobre essas doenças, técnicas de diagnóstico e tratamentos com ênfase no uso de gamaglobulinas, por exemplo.

Entre as principais palestras, está a do pesquisador Steven Holland, do Instituto Nacional de Saúde (NIH), dos Estados Unidos da América (USA) que trará informações sobre as imunodeficiências mais diagnosticadas recentemente. Já a palestra de Thomas Fleisher, também do NIH, abordará o uso de técnicas como a citometria de fluxo para diagnosticar e entender as imunodeficiências primárias. Hans Ochs, do Hospital das Crianças, sediado em Seatle, USA, falará sobre doenças mais específicas, como a Síndrome de Wiskott Aldrich. “Todos os conferencistas convidados têm grande experiência e, portanto, são capazes de transmitir com grande propriedade e capacidade didática os conhecimentos necessários ao público presente”, afirma. Confira a programação completa.

Para informações sobre o evento acesse o site do Sidep.

Sem-título-2

Inscrições

As inscrições para o 5º Sidep devem ser feitas até o dia 30 de abril e o prazo para a submissão de trabalhos é até 6 de maio.

São duas inscrições diferentes, uma referente ao pré-simpósio e outra para o Sidep. Inscreva-se.

Sidep

O evento é uma parceria do Grupo de Imunologia do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG com o Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O Sidep constitui o evento científico oficial do Consórcio Brasileiro de Centros de Referência e de Treinamento em Imunodeficiências Primárias (Cobid). Criado em 2012 com o apoio do Ministério da Saúde, o Cobid reúne centros localizados em 15 estados e no Distrito Federal, prestando assistência a mais de 5 mil pacientes portadores de Imunodeficiências Primárias.

    Contador de visitas: 587 visualizações

    Veja também: