Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Simpósio de Imunodeficiências Primárias começa nesta quinta


Publicado em: ExternasSidep - 20 de Maio de 2015

A Faculdade de Medicina da UFMG recebe a partir desta quinta-feira, 21 de maio, até sábado, dia 23, o 5º Simpósio Internacional de Imunodeficiências Primárias (Sidep), onde serão abordados os aspectos práticos do diagnóstico, tratamento e os principais avanços de pesquisas ocorridos nesse campo. Nesta quarta-feira já está sendo realizado o curso pré-simpósio.

Segundo o professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e presidente do simpósio, Jorge Andrade Pinto, a imunodeficiência primária constitui em um grupo de mais de 200 doenças em que há o acometimento de um ou mais componentes do sistema imunológico. Normalmente, essas doenças são genéticas e usualmente se apresentam como uma propensão a infecções. “Tem desde doenças graves, com manifestação no nascimento, que são chamadas imunodeficiências combinadas graves, até doenças mais benignas, que vão se manifestar ao longo da infância e na idade adulta”, explica.

O simpósio contará com a presença de especialistas, nacionais e internacionais, na área de Imunologia clínica e laboratorial. Confira a programação.

Cartaz_Sidep_final

Nas primeiras edições do evento estiveram presentes mais de 300 participantes, de diversas especialidades médicas, entre elas: imunologia, pediatria, alergologia, pneumologia, infectologia, gastroenteorologia, otorrinolaringologia, dermatologia e clínica médica, e de outras áreas da saúde.

Para o professor Jorge Andrade Pinto, o Sidep é o principal evento de imunodeficiência primária no Brasil e, por isso, a relevância de trazê-lo para a Faculdade de Medicina da UFMG. Além disso, o evento tem o intuito de mostrar como é importante o diagnóstico precoce da doença. “Minha expectativa é que o evento possa sensibilizar o estudante e o profissional de saúde para a existência das imunodeficiências primárias. São doenças graves, potencialmente fatais, que a precocidade do diagnóstico é tudo”, explica.

Inscrições

As inscrições para o 5º Sidep podem ser feitas no local do evento antes do início das atividades. O valor da inscrição será recebido apenas em dinheiro. Para aluno o valor é de 100 reais, para médico residente e outros profissionais serão cobrados 180 reais e para médico, 325 reais. A participação dos estudantes do curso de Medicina da UFMG no simpósio será considerada como Atividade Complementar Geradora de Crédito (ACGC).

Sidep

O evento é uma parceria do Grupo de Imunologia do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG com o Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

O Sidep constitui o evento científico oficial do Consórcio Brasileiro de Centros de Referência e de Treinamento em Imunodeficiências Primárias (Cobid). Criado em 2012 com o apoio do Ministério da Saúde, o Cobid reúne centros localizados em 15 estados e no Distrito Federal, prestando assistência a mais de 5 mil pacientes portadores de Imunodeficiências Primárias.

Mais informações na página do evento.

Leia também:

Associação dá suporte para portadores de imunodeficiências primárias

Assembleia de consórcio integra programação de Simpósio Internacional

Participação no Sidep será convertida em Atividade Geradora de Crédito

Simpósio Internacional de Imunodeficiências Primárias será em maio

Imunodeficiência primária é tema de simpósio

    Contador de visitas: 501 visualizações

    Veja também: