Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Simpósio discute formação médica em contexto internacional


Publicado em: CongressoExternas - 21 de agosto de 2017

A Faculdade de Medicina da UFMG recebe, no dia 30 de agosto, o Simpósio Internacional de Educação em Saúde, parte da programação do 4º Congresso Nacional de Saúde. Será abordada no evento a formação de Médicos de Família e Comunidade, na graduação e na residência, em países como Canadá, Peru e Brasil.

As médicas de família e comunidade e professoras da Université Laval de Quebec, no Canadá, France Légaré, e da Peruvian University Cayetano Heredia, em Lima, no Peru, Maria Sofia Fuentes, abordarão a formação médica voltada para a Atenção Primária à Saúde na graduação e na formação em Medicina de Família e Comunidade na residência médica em seus respectivos países, traçando paralelos com  o ensino médico no Brasil.

O presidente do Simpósio e professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG, Nathan Mendes Souza, cita os principais aspectos da formação médica que serão abordados pelos convidados internacionais: “Eles discutirão a formação de médicos nos seus países de origem e como, na graduação, os alunos são atraídos, informados e ensinados no desenvolvimento de competências para atuar na Atenção Primária da Saúde”.

O professor Nathan afirma que o Simpósio é importante em diversos aspectos para colocar a Atenção Primária à Saúde e a formação de médicos para trabalhar nessa área no centro das atenções acadêmicas, de pesquisas e de extensão, ou seja, como estratégia para atrair o aluno e o docente para a relevância dessa área. “É importante alunos, professores e profissionais de saúde analisarem, crítica e comparadamente, diferentes estratégias de ensino, pesquisa e extensão, desde uma perspectiva internacional”, considera o professor. Para ele, é ainda uma oportunidade para selar parcerias de pesquisa e de campos de estágios entre as instituições.

O simpósio terá a participação das professoras do Departamento de Pediatria, Claudia Lindgren, também coordenadora do Núcleo da Atenção Primária à Saúde, e Cristina Alvin, da Diretoria de Avaliação Institucional da UFMG. Claudia Lindgren falará sobre a estruturação e evolução do Núcleo e do projeto ‘Iniciação à Atenção Primária à Saúde’. Cristina Alvim falará sobre avaliação institucional e sobre currículo baseado em competências.

O Simpósio Internacional de Educação em Saúde vai acontecer das 14h às 16h na quarta-feira, 30 de agosto, no auditório do 4° andar da Faculdade de Medicina da UFMG.

Congresso Nacional de Saúde

A 4ª edição do Congresso será realizada do dia 28 a 30 de agosto de 2017, na Faculdade de Medicina da UFMG, com o tema “Promoção da Saúde: Interfaces, Impasses e Perspectivas”.

O Congresso Nacional de Saúde é direcionado a um público multidisciplinar, composto de profissionais de diversas áreas da Saúde e correlatas, tanto do setor público quanto do setor privado, em especial professores, técnicos e estudantes, bem como agentes da Saúde.

O 4º Congresso Nacional da Saúde integra ainda a programação das comemorações dos 90 anos da UFMG, celebrados em 2017.

Leia também:

Conheça os trabalhos selecionados para Congresso de Saúde
Conferência Magna debate a abordagem da dimensão espiritual no cuidado
Fronteiras do saber e fazer na Atenção Primária à Saúde
Adolescentes negros são até cinco vezes mais vítimas de homicídio do que não negros
Simpósio do Congresso debate novas propostas para enfrentar casos crescentes de obesidade
Espiritualidade e práticas integrativas serão abordadas em Congresso Nacional de Saúde
Qualidade de morte como estratégia de valorização da vida
Violência na contemporaneidade será discutida em Congresso de Saúde
Desafios da Atenção Primária e Medicina de Família em debate no Congresso
4º Congresso prioriza áreas da Saúde de maior relevância na atualidade

 

    Contador de visitas: 444 visualizações

    Veja também: