Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


O uso e o abuso de drogas são o tema central do 7º Simpósio Internacional de Neurociências da UFMG, que será realizado de 11 a 14 de setembro, no campus Pampulha, simultaneamente ao 37º Congresso Anual da Sociedade Brasileira de Neurociências (Sbnec).

Palestras, painéis e mesas-redondas, com pesquisadores brasileiros e convidados internacionais, vão discutir o consumo e a dependência química de medicamentos e de outras drogas, como cocaína, crack, maconha, álcool, cigarro e ayahuasca (Santo Daime). Em abordagens transdisciplinares, o tema será tratado dos pontos de vista terapêutico, preventivo, clínico e social.

Segundo a coordenadora do Simpósio, professora Ângela Ribeiro, a escolha do tema central se deu por sua relevância em termos de pesquisa científica, bem como por sua repercussão social. A programação abrange também outras linhas de pesquisa, como neuroeconomia e neuromarketing, transtorno do pânico, comunicação vocal, neurociência e educação.

Os 17 cursos que antecedem o evento estão com inscrições abertas. Com 15h/aula, eles acontecem de 9 e 11 de setembro e são abertos a pessoas de todas as áreas do conhecimento, já que nos últimos anos a neurociência vem assumindo papel mais central na biologia e na psicologia, e começa a ser introduzida na formação de profissionais de diversas outras áreas, como ensino, economia, administração, música, comunicação, psiquiatria.

A programação inclui ainda atividades artísticas e culturais gratuitas e abertas ao público, além de exposições e oficinas educativas.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-2637, no blog dos eventos e em página no Facebook (Semana de Neurociencias UFMG).

    Contador de visitas: 213 visualizações

    Veja também: