Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Show Medicina será tema de documentário


Publicado em: ExternasNotícias - 12 de agosto de 2016

Grupo teatral, criado há 62 anos, é formado exclusivamente por estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG

Piadas de políticos, sátiras do cotidiano, caricaturas dos professores, causos de médicos, paródias feitas de improvisos e humor inteligente. Tudo isto faz parte do enredo do Show Medicina, que conta com a participação de estudantes da Faculdade de Medicina da UFMG.

Criado em 1954, o espetáculo será tema do documentário Show Medicina – 60 anos de Humor. Para o estudante do curso e presidente do Show Medicina, Brunno Freitas, o documentário é uma forma de registrar uma das tradições mais antigas da Faculdade. “Os fundadores e membros mais antigos já estão com uma idade mais avançada. Neste documentário a gente teve a oportunidade de registrar pessoas da década de 60, 70 e 80, que retrataram as várias épocas do show. É importante deixar registrada essa história, que faz parte da história da Faculdade”, comenta.

13307322_1607696286188083_1768299225672755591_n

Imagem: reprodução/ Facebook Documentário – Show Medicina – 60 anos de Humor

O documentário irá retratar o Show Medicina ao longo dos seus 62 anos, como foi fundado, como é a estrutura, bastidores e a importância dele para os participantes e a comunidade em geral.

A diretora e roteirista do documentário, Rosângela Bicalho, conta que a ideia surgiu quando seu marido foi convidado para participar do espetáculo de 60 anos do Show Medicina e ela percebeu que havia muito material sobre o assunto. Ela elaborou o projeto, buscou por profissionais que pudessem auxiliá-la, e trabalha nele, de forma independente, há três anos.

“Contar a história do Show, em certa medida, é retratar a história do Brasil, pois há vários quadros que mostram a mudança política de nosso país, ao longo desse período de 60 anos. Além disso, vários dos ex-integrantes consideram que o Show foi fundamental para a formação, pois ajudou a desenvolver o pensamento crítico e, principalmente, para a humanização”, conta.

Ainda segundo Rosângela, há uma paixão muito grande por parte dos integrantes e ex-integrantes, mostrando que o Show foi um dos principais motivadores para os estudantes, além de ser um lugar de respiro para eles.

História

Após sua criação, na década de 1950, o Show Medicina se apresentou ano após ano, se superando nos quesitos originalidade e criatividade, apenas sendo interrompido entre 1978 e 1986, por causa da ditadura.

Quem já assistiu ou participou dos espetáculos, provavelmente, tem boas lembranças.  “Quando eu participava do Show, tinha a companhia de pessoas formidáveis: Jota Dângelo, Ângelo Machado e Carlo Americo Fattini” lembra José Euclides Ribeiro, aluno da escola entre 1964 e 1968. “

show_medicinaPara ele, alguns espetáculos entraram para a história. “Em 1966, alguém jogou um ácido na plateia e atingiu uma moça, que teve queimaduras no rosto. Fomos levados para o Dops [Departamento de Ordem Política e Social] e, só depois, descobrimos que era uma tentativa de acabar com o espetáculo por parte de pessoas do governo ditatorial da época”, conta. “Era um desafio. Tudo passava pela aprovação da censura. Tínhamos duas versões: uma para quando o censor ia ao espetáculo e outra para quando ele não aparecia”, explica José Euclides.

Atualmente, o show continua retratando o cotidiano do estudante de Medicina, mas para Brunno Freitas, o espetáculo cresceu muito. “No início ele era apresentado no Salão Nobre, depois passou para o Teatro Marília e agora está no Teatro Sesi Minas. Mesmo sendo um grupo de teatro amador, quem assiste acha que é profissional”, acrescenta.

Financiamento coletivo

Previsto para ser lançado no final do ano, o documentário Show Medicina – 60 anos de Humor, está realizando um financiamento coletivo para a finalização do projeto. Neste tipo de financiamento, há vários valores disponíveis para a contribuição.

“A gente está apoiando, divulgando e pedindo ajuda tanto para os membros do show atual quanto para os que já formaram, além da comunidade acadêmica. Por ser uma tradição da Faculdade é interesse de todos registrar o show em um documentário”, explica Brunno.

Segundo Rosângela Bicalho, a equipe do documentário também busca o apoio de pessoas físicas ou empresas que acreditem no projeto para levá-lo aos cinemas.

A contribuição pode ser feita pelo site: https://benfeitoria.com/showmedicinaofilme

Mais informações: Página do Show Medicina 

Página do documentário Show Medicina – 60 anos de Humor

    Contador de visitas: 643 visualizações

    Veja também: