Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Sessão solene abre Congresso de Fonoaudiologia


Publicado em: Notícias - 23 de maio de 2014

Foi realizada na noite desta quinta-feira, dia 22 de maio, a Sessão Solene de abertura do 1º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. O evento aconteceu no Salão Nobre da Unidade e contou com a presença de professores, alunos e profissionais da área.

O diretor da Faculdade de Medicina, professor Tarcizo Afonso Nunes, desejou as boas-vindas a todos os presentes do Congresso e enalteceu a importância dessa graduação na Faculdade de Medicina. “É uma honra muito grande termos a fonoaudiologia dentro dessa escola. Uma história curta, mas com uma grandeza enorme”, comentou.

A coordenadora do Colegiado de Fonoaudiologia, professora Letícia Caldas Teixeira, destacou a importância da realização do evento para o curso, que comemora 15 anos de existência.   “O curso já formou 485 alunos, desenvolveu mais de cem pesquisas e mais de 50 projetos de extensão, beneficiando milhares de pessoas. Hoje queremos agradecer a todos que trilharam e trilham esse caminho conosco”, discursou.

A coordenadora da Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas da Faculdade de Medicina da UFMG, professora Ana Cristina Côrtes Gama, fez a apresentação do e-book “Fonoaudiologia UFMG – 15 anos”, que narra a trajetória do curso na Universidade. O livro digital tem seis capítulos que abordam a fonoaudiologia nos três pilares da educação: ensino, pesquisa e extensão; há um espaço para os principais fatores da administração do curso; participação de vários alunos egressos, além do registro de todas as turmas graduadas em fonoaudiologia pela UFMG.  O e-book foi escrito pelas professoras Ana Cristina Côrtes Gama, Érika Araújo Brandão Couto e Vanessa de Oliveira Martins Reis.

A chefe do Departamento de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG e presidente do Congresso, Patrícia Cotta Mancini, agradeceu os responsáveis pela realização do evento. “Este congresso foi idealizado pelo de Departamento de Fonoaudiologia há dois anos e cuidadosamente organizado pela comissão, com o objetivo de divulgar estudos e pesquisas realizados nas diversas áreas da fonoaudiologia. Por ser este o primeiro congresso, nos enchem de orgulho os 420 inscritos. Isso reafirma a potência do encontro entre fonoaudiólogos e estudantes”, comentou.

Também compuseram a mesa de honra a presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª região, Rafaela Gorza, o representante do Sindicato dos Fonoaudiólogos de Minas Gerais, Tiago Costa,  e a professora do Departamento de Fonoudiologia da Faculdade de Medicina, Amélia Augusta Friche, representando também o serviço de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da UFMG.

Para finalizar a abertura do evento, o coral dos pacientes laringectomizados totais do Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da UFMG cantou três músicas para os presentes. As alunas do curso Nathália Porto, Talita Caroline Silva e Priscila Ramos também fizeram apresentação musical à plateia.

O Congresso é uma realização do Departamento de Fonoaudiologia e da Pós-Graduação em Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, com o apoio do Conselho Regional de Fonoaudiologia da 6ª Região, do Programa de Apoio Integrado a Eventos da UFMG (Paie) e da Phonak Aparelhos Auditivos. O evento conta com patrocínio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e da Itambé.

Acesse a página do Congresso.

* notícia atualizada em 27/05/2014, às 16h40

    Contador de visitas: 398 visualizações

    Veja também: