Sessão de autógrafos na Medicina


Publicado em: Notícias - 27 de agosto de 2010

Na última quarta-feira, 25 de agosto, em comemoração ao seu Centenário, a Faculdade de Medicina da UFMG recebeu, no Salão Nobre, o lançamento do livro “O menino que jantava manga” do professor emérito Pedro Raso.

Antes da sessão de autógrafos, Raso proferiu palestra abordando sua história pessoal e acadêmica. Ao final, homenageou um dos mais ilustres professores da Faculdade, Luigi Bogliolo.

O livro
O livro, que está disponível para interessados na secretaria da Diretoria da Faculdade, traz as memórias de Pedro Raso. Ele descreve os fatos marcantes de sua história de vida. Retoma lembranças de sua infância, sua família, seus pais, seus amigos, sua trajetória profissional e muito mais. No início do livro, o próprio autor define: “Esta é uma história verdadeira, igual a de muitos que não nasceram em berço de ouro, mas que tiveram infância, adolescência, mocidade e velhice, e conseguiram se firmar na vida”.

O autor também faz uma homenagem a Faculdade de Medicina e afirma: “à centenária Faculdade de Medicina da UFMG (1911-2011), meu sonho de criança (1937) transformado em realidade de adulto (1949), onde ensaiei os primeiros passos na Medicina e os últimos também; onde estudei, ensinei, aprendi, conquistei láureas e inúmeros amigos, onde vivi os melhores momentos da minha vida, da juventude à maturidade”.

O autor
Pedro Raso nasceu em Barbacena, em 1930. Estudou na Faculdade de Medicina da UFMG, na turma de 1954. Especializou-se em Anatomia Patológica. É professor emérito da UMFG e da Faculdade de Medicina de Barbacena. Pedro é pesquisador e tem muitos trabalhos publicados, principalmente sobre esquistossomose, doença de Chagas, leshimaniose viceral e cutâneo – mucosa. É membro da Academia Mineira de Medicina e já recebeu vários prêmios e medalhas como reconhecimento de suas pesquisas.

Veja as fotos do lançamento:

    Contador de visitas: 171 visualizações

    Veja também: