Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


O 2º Seminário Eletrônico sobre a gravidez na doença falciforme – “Conduta frente a eventos críticos na gestante com doença falciforme” acontece no próximo sábado, 27 de novembro, fruto de parceria entre o Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob-MG), o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico da Faculdade de Medicina da UFMG (Nupad), a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e a Fundação Hemominas.

O curso tem o objetivo de capacitar profissionais de saúde envolvidos com os cuidados às gestantes de alto risco em Minas Gerais, principalmente obstetras, ginecologistas e clínicos.

De acordo com a supervisora técnica do Cehmob-MG, Milza Cintra Januário, o foco deste treinamento será a discussão de experiências clínicas concretas e seus aspectos críticos que influenciam na tomada de decisão em relação à gravidez na doença falciforme. “A gestação na doença falciforme é de alto risco, e esse seminário é importante para fazer com que os profissionais de saúde estejam mais preparados para lidar com essa gravidez, para que essas gestantes sejam mais bem assistidas e tenham, assim como seu filho, melhor saúde e qualidade de vida”, destaca a médica.

Além de poderem acompanhar, em tempo real, palestras que aliam conhecimento teórico às experiências na prática clínica, os participantes poderão interagir entre si e com os palestrantes através do chat, podendo enviar perguntas que serão respondidas ao final de cada caso apresentado.

Projeto Aninha
O treinamento pela internet é parte do Projeto Aninha, que acompanha a evolução da gravidez dessas mulheres, buscando compreender suas necessidades, anseios e receios, além de realizar pesquisas científicas para aprimorar o atendimento às pacientes.

Desenvolvido desde 2007, o projeto já atendeu quase 100 gestantes com base no protocolo de acompanhamento hematológico e obstétrico e no manual de acompanhamento da gestante com doença falciforme – elaborados por sua equipe multidisciplinar e divulgados no ano passado durante o primeiro seminário.

Mais informações e inscrições: Setor de Treinamentos do Nupad (31) 3409 8971, 3409 8972, 3409 8973 ou pelo e-mail eventos@nupad.medicina.ufmg.br.

Redação: com Setor de Comunicação do Nupad

    Contador de visitas: 335 visualizações

    Veja também: