Notícias Internas

Seminário na Enfermagem debate aspectos da violência no trânsito


Publicado em: AgendaInternas - 1 de agosto de 2017

Os acidentes de trânsito são causas importantes de morbimortalidade no mundo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 1,24 milhão de pessoas morrem a cada ano como resultado destes acidentes. Os países de média renda, incluindo o Brasil, concentram 80% dessas mortes, embora tenham aproximadamente 72% da população mundial e 52% dos veículos registrados no mundo

Em vista dessas questões, será realizado um seminário com o tema: “Violência, acidentes e o Projeto Vida no Trânsito”, no dia 7 de agosto, das 14h às 18h, no auditório Lais Neto da Escola de Enfermagem da UFMG, no campus Saúde.

O seminário será ministrado pela professora da Escola, Deborah Carvalho Malta; Lúcia Paixão, da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, integrante do Grupo Gestor da Informação do Projeto Vida no Trânsito de Belo Horizonte e participa, também, a professora do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, Waleska Caiffa,.

O Projeto Vida no Trânsito é uma iniciativa brasileira voltada para a vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde, em resposta aos desafios da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década de Ações pela Segurança no Trânsito 2011 – 2020. Tem como foco das ações a intervenção em dois fatores de risco priorizados no Brasil: Dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva e/ou inadequada, além de outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente a partir das análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

“Trazer essa temática para a nossa formação é essencial para despertar a atenção para a gravidade do problema e também para o conhecimento das formas como este problema vem sido enfrentado pelo país”, afirmou a mestranda em enfermagem, Barbara de Sá Menezes Teixeira.

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até o dia 6 de agosto no Centro de Extensão da Escola de Enfermagem (Cenex), presencialmente ou pelo telefone 3409 9831.

Redação: Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

    Contador de visitas: 315 visualizações

    Veja também: