Faculdade de Medicina

Universidade Federal de Minas Gerais


Notícias Externas

Seminário debate direito das pessoas e situações de vulnerabilidade


Publicado em: AgendaExternas - 18 de maio de 2016

Facebook_2 (1)No dia 25 de maio, quarta-feira, será realizado o seminário “O Direito das Pessoas e Situações de Vulnerabilidade”, na Faculdade de Medicina da UFMG. O evento, aberto ao público, acontecerá na sala 22, térreo da Unidade, das 14h30 às 18h.

O seminário será ministrado pela antropóloga e professora da Universidade de Brasília (UnB), Débora Diniz, que exibirá o documentário “Zika”. Dirigido pela professora, o filme conta a história de cinco mulheres da região do Sertão da Paraíba, vitimadas pela epidemia do Zika vírus. “Vamos falar de vulnerabilidade a partir do filme. Há uma epidemia em curso no país, e as vítimas são mulheres historicamente precarizadas pela desigualdade regional, de classe e de cor do país”, explica.

Para a professora, vulnerabilidade é um tema importante no contexto atual do país e que precisa ser mais debatido. “A vulnerabilidade precisa ser corporificada para ser entendida em suas consequências, e essa epidemia nos permite entender isso com clareza. Basta olhar a situação de Alessandra, uma das mulheres que tem a sua história contada no filme, para entender o que é ser uma mulher vulnerável à situação que encontramos hoje.”, afirma.

Segundo Débora, o objetivo do seminário é colocar em foco a história e o direito das mulheres afetadas pelo vírus Zika. “Os direitos dessas mulheres são vários, mas acho que o momento nos exige pensar quais desses direitos estão sendo brutalmente ameaçados: direito à informação, à saúde, ao planejamento familiar, à proteção social”, conclui.

O encontro é uma realização da disciplina Seminários em Bioética, do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde: Infectologia e Medicina Tropical e do Núcleo de Ética da Faculdade de Medicina da UFMG.

    Contador de visitas: 533 visualizações

    Veja também: